03 agosto 2010

ESSÊNCIA E ATRIBUTOS DE DEUS

A Essência de Deus
Não encontramos no Velho Testamento qualquer declaração que defina a substância ou a essência de Deus. Somente no Novo Testamento é apresentada a espiritualidade de Deus. Ele é, essencialmente, Espírito, e, nessa qualidade, é imaterial. Portanto, não pode ser visto pelo olho material e nem pode ser representado por cousas materiais (Êx.33:20-23).

 
O Deus Vivo
Este nome, o Deus Vivo, significa mais do que um contraste com os deuses das nações. Indica a ação de Deus através da criação, do cuidado para com seu povo, do amor e do livramento por ele executado.

A Eternidade do Deus Vivo
Tal atributo significa que Deus nunca teve princípio e nunca terá fim.

 
A Imutabilidade do Deus Vivo.
Deus, em sua natureza, seus atributos e conselhos, é imutável. Ele é absolutamente perfeito, não admitindo nem necessitando de qualquer variação. Esta imutabilidade não significa uniformidade fixa nas atividades de Deus na história. Suas ações mudam, mas seu caráter é o mesmo em todas elas.

O Conhecimento do Deus Vivo (Onisciência)
Deus conhece todas as coisas. Nele está a suprema sabedoria, manifestada através da obra da criação.

O Poder do Deus Vivo (Onipotência)
Deus tem todo poder. Isso se evidencia pelo fato de haver ele criado todas as coisas e ainda mantê-las sob seu comando. Seu poder se mostra também na vitória sobre seus inimigos.

 
A Sublimidade de Deus
O Nome El Elyon significa Deus Altíssimo. Originalmente, parece indicar que Deus habita nas alturas celestiais (Mq.6:6). Sua sublimidade consiste em sua elevação pessoal acima de toda a criação e de todos os deuses. A santidade de Deus é a essência de sua sublimidade. Além disso, Deus é totalmente independente de qualquer de suas criaturas.


O Deus Criador
Seu nome : Elohim, está vinculado ao seu caráter criador e controlador do universo.

 
O Deus Único
A unidade de Deus significa que não existe outro igual a ele. A ênfase nessa questão visa combater o politeísmo, tão comum no período do Velho Testamento. O próprio povo de Israel precisou assimilar o monoteísmo de forma lenta e difícil.

 
A Personalidade de Deus
Tal atributo indica que Deus é uma pessoa. Ele possui vontade própria e sentimentos. Sua personalidade se mostra através de seus nomes e suas relações com o universo, com a humanidade e, principalmente, com o povo de Israel.

OS ATRIBUTOS REDENTORES DE DEUS
A Santidade de Deus
Deus é santo. Etimologicamente, isso significa estar separado, ou, ser puro.

 
A Justiça de Deus
A justiça do Senhor é o atributo de perfeição moral. Seus pensamentos e atos são perfeitamente retos e perfeitos.

 
O Redentor de Israel
Tal atributo foi manifestado no Velho Testamento nas ocasiões em que Deus livrou seu povo das mãos dos seus opressores, como, por exemplo, Egito e Babilônia.

 
O Amor de Deus
O Amor é a inclinação divina de buscar o melhores interesses de suas criaturas e a comunicar-se com elas, a despeito do sacrifício que isso represente

Nenhum comentário:

Postar um comentário