25 janeiro 2010

O PROFETA JEREMIAS

- Jeremias, um dos profetas maiores, foi sem duvida alguma um dos maiores personagens da história que nos relatam as santas escrituras, conecido como profeta das lágrimas, sua vida serve-nos de belo exemplo para os nossos dias.

1. Quem era Jeremias?

- Jeremias era filho de Hilquias, oriundo da classe sacerdotal, nasceu em Anatote, uma pequena cidade localizada a 5 km ao norte de Jerusalém, foi chamado a exercer o ministério profético ainda bem novo.
- É o mais psicológico de todos os profetas do antigo testamento, conhecido como o profeta das lágrimas em virtude de seus muitos lamentos sobre as condições miseráveis de Judá. Foi um homem q teve pouco amigos, é um dos tipos de nosso Senhor Jesus Cristo.
- Seu choro sobre sua cidade, nos faz lembrar o choro do Mestre sobre Jerusalém, certa vez foi comparado a Jesus – Mt. 16.14. penso q nossa divida para com esse profeta jamais poderá ser paga, q belo exemplo de vida, de amor, de ternura e compaixão, q só tem aqueles q realmente foram chamados por Deus.
- O Príncipe White afirmou certa vez: o livro de Jeremais , depois de Salmos é um dos mais espirituais do Antigo Testamento.

- Jeremias escreveu suas profecias na Palestina entre 685 e 616 a. C.; num dos peridos mais difíceis da história do povo judeu, o povo tinha se afastado do Senhor e seguido caminhos desastrosos, Deus o levanta para ser uma testemunha a nação, devido ao seu chamado sofreu muitas perseguições, veio a falecer no Egito como exilado. Juízo e benegnidade são os pontos centrais do seu livro.

Breve conteúdo do Livro:

1. Jeremias, o arauto de Deus a nação – 1.1; 33-26
2. Jeremais, o atalaia de Deus – 34.1 – 45.5
3. Jeremias, testemunha de Deus a nação – 46.1 – 52.34

2. Estatisticas do livro de Jeremias

- É o 24º livro da Bíblia, tem 52 capitulos, 1.364 versiculos e aproximadamente 43 mil palavras. O livro contém 779 predições. Há 194 perguntas, 303 mandamentos e 16 promessas. Em Jeremias podemos descortinar 62 mensagens divinas. Jesus é conhecido aqui no livro como o Senhor dos Exércitos.

3. Pensando na chamada de Jeremias– 1.1ss

3.1. foi uma chamada especifica – fora chamado para ser um profeta de Deus a nação.
e o que é ser um profeta? A palavra profeta ver do termo hebraico nabbi, este vocábulo, por seu turno, origina-se do verbo dabar: dizer , falar. Então entendemos q um profeta é um mensageiro de Deus, um portador de uma mensagem divina
Para ser um profeta de Deus são necessárias as credenciais de um verdadeiro profeta e essas Jeremias tinha. Vejamos:

a) o verdadeiro profeta falava em nome do Senhor – Is. 38.1; Jr. 12.14; Ez.22.12. a expressão: Assim diz o Senhor, era o exórdio q caracterizava toda profecia genuína, se tal profeta falasse em seu próprio nome ou em nome de outros deuses era declarado como inimigo da Santa Aliança.

b) As palavras do verdadeiro profeta não caiam por terra – I Sm. 3.19,20

c) O verdadeiro profeta tinha intimidade com Deus – Amós 3.7; Gn. 18.17; 2 Rs. 1.9-16

d) O verdadeiro profeta era uma autoridade incontestável – vide o exemplo de Nata ( 2 Sm. 1-15)

3.2. As virtudes exigidas dos verdadeiros profetas
a) Coragem – Ez. 2.6
b) Inflexibilidade – Ez. 3.8,9
c) Vigilância – Ez. 3.17-19
d) Atenção – Ez. 3.10; Dt. 18.20;

4. Pensando nos sofrimentos de Jeremias Jr. 12.5; 17.16,17; Hb. 11.35-38

Devido ao seu chamado ministerial e sua vocação profética, o profeta Jeremias teve que amargar uma vida de muito sofrimento, pois o profeta estava comprometido com a visão que Deus lhe dera e sabia de sua responsabilidade, mais ele não se entregou, lutou até o fim, seus sofrimentos nos mostram que é possível obter triunfo em meio a dor e ainda assim se manter fiel ao Senhor.

• Sofreu o desprezo do seu próprio povo – Jr. 12.5
• Sofreu ferimentos e prisões – Jr. 20.1-2; 33.1
• Sofreu solidão – Jr. 15.17
• Sofreu a dura prova do calabouço – Jr. 38.6
• Sofreu nas mãos dos falsos – Jr. 18.18; 20.9,10
• Sofreu perigo de morte – Jr. 26.1 ss

Quem será que está disposto a pagar o preço q esse servo de Deus pagou??? Colocando-se muitas vezes em perigo e lutando bravamente, tudo por amor e para cumprir as ordens de seu Senhor!!!

5. Pensando nas crises de Jeremias

- Segundo o dicionário a palavra crise significa: momento decisivo ou perigoso, alteração no curso de algo etc. John Kennedy em um discurso pronunciado em 12/04/1959, disse que a palavra crise quando escrita no idioma chinês se compõe de dois vocábulos: perigo e oportunidade, ou seja quando passamos por crises estamos diante dessas duas situações, tendo perigo de fracassar e oportunidade de triunfar em meio a crise. Os escritores contemporâneos identificaram 3 tipos de crises:

a) Crises acidentais ou situacionais – ocorre quando surge ameça repentina ou perda inesperada, tais como: morte de um ente querido, doença súbita, perda de bens etc.

b) Crises de desenvolvimento – surgem no curso do desenvolvimento humano normal, tais como: entrada na escola, ajustes no casamento, aceitação de criticas, enfrentar a aposentadoria, adaptação a morte de amigos etc.

c) Crises existências – surgem quando somos forçados a enfrentar verdades pertubadoras, tais como: sou um fracasso, minha vida não tem propósito, ninguém gosta de mim etc.

- Na verdade todos nós passamos por crises na vida, quando Deus permite isso conosco, é para o nosso bem. Quanto à nossa fé, a crise é um momento decisivo, em que vc tem que tomar uma decisão.
- A maneira como vc responde no meio da crise determina se vc se envolver com Deus em algo grande q só Ele pode fazer. Quando Deus nos diz o q Ele quer fazer por nosso intermédio, iremos enfrentar uma crise em nossa fé.
- Não foi diferente o q aconteceu com o profeta Jeremias, homem de lágrimas e amor profundo pelo seu povo, vendo as condições miseráveis em q se encontrava a nação, e em meio as perseguições sofridas, o grande profeta teve q enfrentar sérias crises, mais Deus o ajudou e ele venceu. Vejamos alguns momentos de crises do profeta das lágrimas:

a) Questionou a Deus – seria tu um ilusório ribeiro para mim??? – vide 15.18

b) Expressou profunda angústia em meio a perseguição, sentindo que Deus usou de força demasiada para com ele – vide 20.7 –

c) Pensou em parar de falar no nome do Senhor – 20.9

d) Amaldiçoou até o dia de seu nascimento – vide 20.14-18

Nenhum comentário:

Postar um comentário