07 janeiro 2010

AS BODAS DE CANÁ (João 2.1-11)

* Uma festa é sempre uma festa e todos gostamos de participar de festas, especialmente nas festas de casamento, que são bonitas, românticas, com leituras Bíblicas e músicas especiais.
* Mas não podemos esquecer que há festas e festas! Festas sadias, edificantes, mas há festas pecaminosas, corruptoras, que pervertem, destroem.
* Muitas festas em nossa sociedade são maléficas, tanto para o corpo como para a alma. A bebida alcoólica, as drogas, e a prostituição prejudicam e isso está presente em grande parte das festas de hoje.
* Caná da Galiléia foi uma festa de casamento, onde a família de Jesus estava presente, e também o colégio apostólico.

I - O Senhor Jesus vai onde é convidado
* Jesus estava na festa de casamento porque havia sido convidado pelos noivos. v.2.
* Esse casamento foi uma bênção, porque Jesus estava presente;
* Esse casamento foi abençoado, porque Jesus realizou um milagre.
* A maioria dos casamentos em nossos dias não conta com a presença de Jesus, porque os noivos não O convidam para estar presente.
* E sem a presença de Jesus não é abençoado, se torna uma tragédia.
* Grande parte dos casamentos hoje, só deixam traumas, feridas profundas.
* Mas Jesus aceita convites, você precisa convidá-Lo para fazer parte de sua vida. Ap 3:20.
Jesus está esperando que você o convide para entrar em sua vida e fazer parte dela.

II - Devemos levar nossas dificuldades para Jesus
* “E faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não tem vinho” v..3.
* Maria estava diante de um problema, faltou vinho; o que fazer? Ela nos dá um grande exemplo: Levou o problema para Jesus.
* Isso mostra que ela não tinha poder para resolver qualquer problema.
* Se ela pudesse fazer o milagre, teria feito; mas sabia que só Jesus poderia resolver aquela situação.
* Com essa atitude de Maria, aprendemos que devemos levar nossos problemas e dificuldades a Jesus.
* Maria era uma mulher muito sábia, consciente de sua humanidade….não tinha qualquer poder e sabia disso… uma pena que seus fãs sejam tão cegos e não consigam ver que todo problema deve ser levado a Jesus, pois só Ele tem poder para fazer maravilhas. Atos 4:12.

III - Jesus sempre age no tempo certo
“Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora”- v.4.
· Isso mostra que não é como nós queremos. Jesus sabe a hora de agir! Nada acontece, nem antes e nem depois da hora estabelecida por Deus.
· Às vezes pedimos algo, temos um problema que precisa de solução, e Ele diz: Ainda não é chegada a minha hora.
· Quando o cego Bartimeu clamou: Mc 10.46
· O nosso tempo pode não ser o tempo de Deus.

IV - Jesus prova e recompensa a fé
* Versículos 7-10.
* Tudo o que Jesus ordenou que os serventes fizessem, eles fizeram. Foi uma prova para a fé deles.
* Mas o milagre foi a recompensa… se os serventes não tivessem obedecido a Jesus, o milagre não teria acontecido.
* Nossa obediência a Jesus é uma prova de fé, é uma prova de amor…e sem dúvida seremos recompensados.
* Todas as pessoas que são conscientes sabem da importância da obediência a Jesus. E Maria demonstra ser uma pessoa consciente, pois disse aos serventes: “Fazei tudo o que Jesus vos disser”.
* Maria obedecia a Jesus e ensinava as pessoas a obedecerem a Jesus.
* É de se lamentar que tanta gente não entenda isso e esteja ensinando o contrário.

V - Onde o Senhor entra traz bênçãos
* A água foi transformada em vinho…
* todas as vidas e famílias que convidaram Jesus para fazer arte de suas vidas foram abençoadas, grandemente abençoadas!
* Viver sem Jesus é viver a vida do filho pródigo, é comer das bolotas que os porcos comiam, é um lixo.
* Se você deseja ter uma vida abençoada, convide Jesus para fazer parte dela.

Conclusão
· O Senhor vai onde é convidado. Não entra sem convite! Pois não é ladrão e nem salteador. Satanás sim, entra sem ser convidado.
· Podemos levar todos os nossos problemas e dificuldades a Ele na certeza de que atenderá na hora certa, pois coloca em prova nossa fé para depois nos recompensar.
· Não podemos esquecer que onde Jesus entra, leva bênçãos, manifesta a sua glória e fortifica a fé.
· Deixe Jesus entrar em tua vida agora. Convide Jesus para entrar em tua vida…Ele quer, Ele deseja te abençoar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário