07 maio 2009

SEPARADOS DO MUNDO

Lucas 6, 26 - Ai de vós, quando todos os homens falarem bem de vós, porque assim faziam seus pais aos falsos profetas.


REFLEXÕES - O homem natural possui um orgulho natural e uma soberba que o fazem almejar sempre o reconhecimento e o elogio das outras pessoas. Seu ego busca sempre o aplauso e fica feliz quando as pessoas falam bem dele. Isso é natural e próprio de nós, seres humanos. Queremos que o mundo refira-se a nós com palavras de concordância e elogio. Alguém dirá: mas nós não somos mais deste mundo. Certo, mas continuamos a ser corpo, alma e espírito. O corpo é de natureza corrupta e mundana.

Vejamos, então o que é este mundo. Logicamente que não é a natureza irracional. O mundo no contexto a que nos referimos, "são todos os homens". E qual é a condição natural deste mundo? Em sua primeira epístola o apóstolo João declara que "Sabemos que somos de Deus, e que o mundo inteiro jaz no Maligno. 5, 19". Ora, quem jaz esta totalmente entregue. Não tem mais vontade própria e é completamente dominado. O mundo, então está entregue ao Diabo e seus anjos maus. Isto acontece desde que nosso primeiros pais pecaram e foram expulsos do Paraíso. A confirmação de tal poderio do Maligno está naquilo que ele disse quando da última tentação a que submeteu Jesus, no deserto: Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares. Mateus 4, 8-9. O mundo foi criado por Deus e como um todo lhe pertence. Mas os reinos e a glória deste mundo estão sob o domínio do maligno.

Um dia nós fomos separados desse mundo mau e alçados à condição de Filhos de Deus, conforme João 1-12: "Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filho de Deus: aos que crêem no seu nome". Porque cremos no nome de Jesus, não pertencemos mais a este mundo. Em tal sentido somos santos: separados para Deus. Isto quer dizer que não estamos de acordo com o que a absoluta maioria, ou como diz Jesus, todos os homens, praticam. Na condição de filhos de Deus precisamos, não só não praticar, como combater sem tréguas as obras do mundo, pregado aos homens a Salvação que consiste em crer em Jesus e declarar seu senhorio sobre nossas vidas.

Somos, assim, profetas verdadeiros da palavra de Deus. Em tal condição será inevitável que mundo entre em conflito conosco. Certamente o Diabo não ficará passivo diante do ataque que promovemos ao seu reino, roubando-lhe almas que jaziam em seu domínio. 

O que esperar então de todos os homens? Certamente que não serão palavras elogiosas nem aplausos. O mundo vai repelir-nos e procurar nos destruir.

O Mestre está nos dizendo que não podemos esperar elogios do mundo, se somos verdadeiros profetas. Tais elogios o mundo reserva aos falsos profetas. Se somos de Cristo estaremos sujeitos a receber as flechas inflamadas do maligno. Se pregamos e praticamos o verdadeiro cristianismo seremos, inevitavelmente, combatidos pelo mundo e não podemos esperar qualquer reconhecimento da parte deste. Afinal, estamos batendo de frente com o Inimigo e saqueando o inferno.

Bendito Seja o Nome do Senhor Jesus.

Um comentário:

  1. Como profetas temos de seguir o mandamento supremos de Jesus Cristo quando subiu ao céus e se encontra nos últimos versículos do livro de Mateus. Ir por todo o mundo pregando o evangelho. O principal meio de evangelizar é nossa vida. Se não vivermos o evangelho de Cristo não podemos pregar.

    ResponderExcluir