06 setembro 2019

NO VALE DA DOR (Mateus 26:36-46)

- O vale da dor é incontornável. Todos nós passamos por ele. Todos nós sofremos.
- Jesus também teve o seu Getsêmani. O jardim do Getsêmani fica no pé do Monte das Oliveiras, pois ali existia muitos olivais. Getsêmani significa lagar de azeite, prensa de azeite.
- Foi neste lagar de azeite, onde as azeitonas eram esmagadas, que Jesus experimentou a mais intensa e cruel agonia.
- Ali sua vida foi moída. No Getsêmani, Jesus foi esmagado sob o peso dos nossos pecados. Ali seu corpo foi golpeado.
- Ali suou sangue. Ali enfrentou a fúria do inferno e o silêncio do céu.
- Todos nós, também, enfrentamos o nosso jardim do Getsêmani.
- Todos nós passamos pelo vale da dor.
- Porém, que lições somos capazes de aprender quando estamos passando pelo vale da dor?
- Jesus nos ensina lições preciosas a partir de suas experiências no jardim do Getsêmani, no seu vale da dor.

1. Enfrentamos PROFUNDA TRISTEZA
- “Disse-lhes então: a minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo.” (v. 38)
- No Getsêmani da vida você terá tristeza. Se Cristo passou pelo Vale da Dor, nós também passaremos.

2. Experimentamos a SOLIDÃO
- “Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres.”
(v. 39)
- No Getsêmani da vida, no vale da dor, muitas vezes, você sofrerá sozinho. Se você está no vale da dor e a solidão é uma realidade em sua vida, prepare-se para ver a Deus face a face.

3. Mergulhamos na ORAÇÃO
- “Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres. (…) E retirou outra vez para orar: meu Pai, se não for possível afastar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade. (…) Então os deixou novamente e orou pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.” (v. 39,40,42)
- Quando passamos pelo Vale da dor, muitos murmuram, outros se desesperam, outros deixam de orar, outros deixam de ler a Bíblia, outros abandonam a igreja, outros se revoltam contra Deus.
- Nas provas da vida, nos vale da dor, precisamos mergulhar na oração, assim como Jesus. Sua oração foi marcada por 5 características:
- Humilhação, Intensidade, Perseverança, Vigilância e Submissão.

4. Somos CONSOLADOS por DEUS
- “Apareceu-lhe então um anjo do céu que o fortalecia.” (Lucas 22:43)
- Deus nos consola nos dando livramento da prova, ou nos dando poder para vencer as provas. No Getsêmani da vida, Deus o consolará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário