09 setembro 2019

A ORAÇÃO QUE PRECEDE O AVIVAMENTO (2º Crônicas 7.14)

- Todo avivamento é precedido de oração. Disse Jonathan Edwards, o clássico teólogo do avivamento: “Quando Deus tem algo muito grande para realizar em favor da igreja, o desejo dele é que esse seu ato seja precedido por orações extraordinárias do seu povo”.
- Estamos vivendo tempos de estiagem e sequidão espiritual. Por que isso?
- Porque falamos de oração, mas não oramos.
- Porque pregamos grandes sermões sobre oração, mas não dobramos os joelhos para orar.
- Porque somos mais teóricos do que práticos.
- Em nossas igrejas, a reunião de oração está em estado de coma, está na UTI prestes a morrer. Sabe por quê? O povo anda muito ocupado para ocupar-se com Deus em oração. 
- Charles Spurgeon dizia: “Se as pessoas não são dedicadas à oração, são dignas de pena, e dignas de compaixão”.
- Quando a igreja ora, os céus se movem, o inferno treme e coisas novas acontecem na terra.
- O Evangelista Lucas diz: “Quando todo o povo estava sendo batizado, também Jesus o foi, e enquanto ele estava orando, o céu se abriu (…) e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba. Então veio do céu uma voz: Tu és o meu filho amado; em ti me agrado.” (Lucas 3.21,22)
- Mas como se deve orar por avivamento? O que caracteriza esse tipo de oração? É Isaías quem nos fornece um modelo de oração por avivamento. (Isaías 62.6,7)
- A oração que precede (vem antes de) um avivamento é…

1. Uma oração PERSEVERANTE - “… todo o dia e toda a noite jamais se calarão…”. (v. 6)
- Isaías está falando de orar dia e noite, orar com perseverança.
- A maior dificuldade nossa como igreja não é orar, mas orar com perseverança.
- Temos entusiasmo para começar uma jornada de oração, mas desistimos com muita facilidade. 
- Quem está buscando um avivamento precisa ser perseverante na oração. Não há avivamento sem oração perseverante.
- “Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deveriam orar sempre e nunca desanimar.” (Lucas 18.1)
- “Alegrai-vos na esperança, sede paciente na tribulação; perseverai na oração.” (Romanos 12.12)
- “Orem no espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.” (Efésios 6.18)
- “Orai sem cessar.” (1ª Tessalonicenses 5.17)
- “… perseverai em oração…” (Colossenses 4.2)

2. Uma oração que gera EXPECTATIVA - “Sobre os teus muros, ó Jerusalém, pus guardas…”. (v. 6)
- Orar também é vigiar, aguardar, estar de olhos abertos como os guardas, na expectativa de alguma surpresa.
- Orar é ficar de prontidão, é buscar reforço e ajuda naquele que é o Senhor dos exércitos. Oração sem expectativa não é oração. 
- Oração que não aguarda a resposta não é verdadeira.
- Quem ora com expectativa faz como Habacuque: sobe a torre de vigia e espera a resposta de Deus: “Por-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei a minha queixa.” (Habacuque 2.1)
- Quem ora com expectativa age como Jacó: agarra-se ao Senhor e não o larga até receber a bênção: “Não te deixarei ir, se não me abençoares.” (Gênesis 32.26)
- Quem ora com expectativa espera grandes coisas do grande Deus; e fala como o leproso falou para Jesus: “Senhor, se tu quiseres, tu podes.” (Mateus 8.2)

3. Uma oração que não ABRE MÃO DA RESPOSTA. - É orar “… até que…”. (v. 7)
- Oração por avivamento não é oração que desiste no meio do caminho
- É orar até que Deus restabeleça a igreja e a coloque como objeto de louvor na terra segundo o profeta Isaías desejava para Israel.
- A oração que não abre mão da resposta é aquela que não está preocupada com o tempo que ela virá.
- “… pois é hora de buscar o Senhor, até que ele venha e faça chover justiça sobre vocês.” (Oseias 10.12)
- Não podemos desistir! Deus não age segundo o nosso cronograma. Ele não obedece a nossa agenda. Ele é soberano e livre para agir. Nosso dever é orar “até que”.

4. É uma oração ESPECÍFICA - “… até que restabeleça Jerusalém e a ponha por objeto de louvor na terra”. (v. 7)
- O grande clamor de Isaías era pela restauração do povo de Deus.
- Seu desejo era que a cidade desolada se tornasse uma coroa de glória na mão do Senhor; que a cidade desamparada se tornasse motivo de deleite para Deus; que a cidade que estava provocando a ira de Deus se tornasse a alegria do seu coração.
- Isaías orou de forma específica!
- De igual modo devemos orar pela igreja.
- A igreja desta geração tem se desviado de Deus, tem se acostumado com o pecado e provocado a ira em Deus.
- Precisamos orar para que Deus nos quebrante, nos restabeleça e restaure a nossa sorte, a fim de que sejamos objeto de deleite para o Senhor e uma coroa de glória em sua mão.
- Antes de Deus enviar um avivamento ele desperta a igreja para orar especificamente por ela.

Conclusão:
- Se quisermos avivamento, precisamos clamar a Deus pela restauração do altar de oração da igreja que está em ruínas.
- Diante disso… Creio que nunca é tarde demais para construir uma vida plena de oração. 
- John Wesley afirmou: “Deus não faz nada que não seja em resposta à oração”.
- Parece que nossa geração desaprendeu a orar. É tempo, pois, de clamarmos a Deus por avivamento.
- É tempo de orarmos…

PrMarceloCoelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário