10 maio 2019

UMA RECLAMAÇÃO QUEIXOSA (Miqueias 6.1-5)

- Deus estava muito entristecido com o comportamento de Israel e chamou os montes como testemunhas.

1. Uma retrospectiva.
Deus lembrou nos versículos 4,5 os muitos benefícios dados a Israel:
a) A libertação do Egito.
b) Grandes lideres. V.4.
c) A proteção diante de Balaque e Balaão. V.5.

2. Uma exclamação queixosa. "Povo meu, que te tenho feito?"
- Soa quase como a palavra do Senhor a Judas: "Meu amigo, para que vieste?" Mt. 26:50.

3. Uma pergunta dolorosa. "Com que te enfadei?"
- Israel se comportou reservadamente para com o seu Deus.
- Gostou mais de servir a Baal e Asera. V.16.
- Quando há uma terceira pessoa entre o esposo e a esposa, o matrimônio fica perturbado, assim foi em relação a Israel. Ele estava cansado de seus cultos, cansado da adoração, cansado da lei divina. E como está hoje?
- Muitos não levam mais a sério o seu andar com Cristo.
- Deixam a comunhão de oração.
- Esfriam no serviço do Senhor.
- Não gostam de ouvir da volta de Cristo.

4. Uma pergunta paciente. "Que te tenho feito?" V.3.
- Deus perguntou a Israel, como perante a um juiz.
- Com que nós podemos nos desculpar, quando Deus diz: Testemunhai contra mim. Trazei-me vossa queixa.
- Ele não tem exigido de nós sacrifício.
- Não nos cansa com exigências.
- Neste texto não é possível nenhuma outra resposta a não ser, uma sincera confissão de pecados e um rompimento com o pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário