07 maio 2019

O AMOR DE DEUS POR ISRAEL (Oseias 11.1-9)

- O profeta mostrou várias maneiras de como Deus cuidou de Israel. O que Deus foi outrora para Israel, é para nós hoje.

1. "Eu amei Israel ". V. l.
- Isto comprova a afeição de Deus para com Israel, que em inúmeras vezes recebeu Sua aproximação e salvação.
- O amor faz os maiores sacrifícios. Jo. 3:16. Também não olha para a dignidade humana. João 4:9, 10; 1 João 4:9,10.

2. "Eu chamei o meu filho". V. 1.
- Deus chamou Israel de Seu filho. 
- No Egito, Israel foi escravizado, mas para o amor de Deus foi impossível deixá-lo ali, assim como Deus não deixou Judá na Babilônia.

3. "Eu ensinei a andar a Efraim". V.3.
- Deus fez isto com o filho que tinha tirado do Egito.
- A coluna de nuvem ia adiante do povo. Conduziu Seus filhos carinhosamente. Salmos 32:8. 
- Guia pelas veredas da justiça através do Espírito Santo. Salmos 23; Lucas 12:12; 2 Pedro 1:21.

4. "Eu os tomei nos meus braços". V.3.
- Assim o bom Pastor ainda faz hoje. Lucas 15:4-6.

5. "Para que eu os curasse". V.3.
- Ele não somente é o Pastor, mas também o Médico. Êxodo 15:26; Salmos 103:3; Ezequiel 34:16.

6. "Atraí-os com laços de amor". V.4.
- A cruz atrai ainda hoje todos a Jesus, que se deixam atrair.

7. Livrou-os do jugo. V.4.
- Duro é o jugo do pecado, fortes são as cadeias da paixão. Porém, coloca sobre nós o Seu jugo suave. Mateus 11:29,30.

8. "Eu lhes dei de comer". V.4.
- No deserto, Deus deu-lhes o maná e as codornas, e saciou sua sede através da rocha.
- Deus é um Pai que se compadece dos Seus filhos. Mateus 6:8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário