12 setembro 2018

OS ATRIBUTOS DE DEUS (Salmo 139.1-18)

- A Bíblia não procura comprovar que Deus existe. Em vez disso, ela declara a sua existência e apresenta os seus numerosos atributos. Muitos desses atributos são exclusivos dele, como Deus; outros existem em parte no ser humano, pelo fato de ter sido criado à imagem de Deus.
- Atributos são as particularidades, as qualidades e características que são próprias de alguém.
- Estudando os atributos de Deus fica mais fácil saber quem é Deus. Porque pelas suas características vamos compreender a grandeza do seu poder e do seu amor.
- Da mesma maneira quando convivemos com uma pessoa, pelas atitudes dessa pessoa, vamos identificar o seu caráter e seu jeito de ser.

I- Atributos Exclusivos de Deus.
1- Deus é Onipresente: Ele está presente em todos os lugares ao mesmo tempo.
- Deus está em todos os lugares da terra ao mesmo tempo, no polo sul, na África, na Oceania, na Austrália, no Japão, no Brasil, na Índia, em todos esses lugares.
- Deus observa tudo quanto fazemos aqui na terra.

2- Deus é Onisciente: Ele sabe todas as coisas.
- Ele conhece, não somente nosso procedimento, mas também nossos próprios pensamentos.
- Salmo 44.21: Porventura não conhecerá Deus isso? Pois ele sabe os segredos do coração.
- Quando a Bíblia fala da presciência de Deus, significa que Ele conhece com precisão a condição de todas as coisas e de todos os acontecimentos reais, possíveis, futuros, passados ou predestinados.
- Deus é plenamente soberano para tomar decisões e alterar seus propósitos no tempo e na história, segundo sua própria vontade e sabedoria.

3- Deus é Onipotente: Ele é o Todo-poderoso e detém a autoridade total sobre todas as coisas e sobre todas as criaturas. Jeremias 32.17; Lucas 1.37
- Isso não quer dizer, que Deus empregue todo o seu poder e autoridade em todos os momentos.
- Por exemplo, Deus tem poder para exterminar totalmente o pecado, mas optou por não fazer assim até o final da história humana.

4- Deus é Transcendente: Ele é elevado, superior, diferente e independente da sua criação.
- Seu ser e sua existência são infinitamente maiores e mais elevados do que a ordem por Ele criada. I Reis. 8.27
- Ele subsiste de modo absolutamente perfeito e puro, muito além daquilo que Ele criou.
- Ele Mesmo é incriado e existe à parte da criação. I Timóteo 6.16
- A transcendência de Deus não significa, que Ele não possa estar entre o seu povo como seu Deus. Ezequiel 37.27

5- Deus é Eterno: Ele é de eternidade à eternidade. Salmo 90.2
- Nunca houve nem haverá um tempo, nem no passado nem no futuro, em que Deus não existisse ou que não existirá.
- Deus não está limitado pelo tempo humano. Salmo 90.4
- Para Deus não existe contagem de anos, porque Ele é eterno.
- Deus tem passado por todas as gerações e vai continuar a passar. Salmo 102.12

6- Deus é Imutável: Ele é inalterável nos seus atributos, nas suas perfeições e nos seus propósitos para a raça humana. Números 23.19; Tiago 1.17
- Isso não significa, porém, que Deus nunca altere seus propósitos temporários ante o proceder humano.
- Ele pode, por exemplo, alterar suas decisões de castigo por causa do arrependimento sincero dos pecadores.
- Ele é livre para atender as necessidades do ser humano e às orações do seu povo.
- Em vários casos a Bíblia fala de Deus mudando uma decisão como resultado das orações do seu povo.
a) Em Números 14 Deus ia destruir os hebreus por causa das murmurações, e Moisés intercedeu pelo povo e Deus perdoou.
b) Em II Reis 20 o rei Ezequias estava com uma doença mortal e Deus mandou o profeta Isaias avisá-lo que iria morrer, ele orou a Deus e Deus prolongou sua vida em mais 15 anos.
- O homem muda na sua palavra, mas Deus não muda.

7- Deus é Perfeito e Santo.
- Ele é absolutamente isento de pecado e perfeitamente justo. Salmo 145.17
- Deus é Santo e não pode pecar. II Timóteo 2.13
- Sua santidade inclui, também, sua dedicação à realização dos seus propósitos e planos.

8- Deus é Trino e Uno.
- Ele é um só Deus, manifesto em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Deuteronomio 6.4; Isaias 45.21
- Cada pessoa da trindade é plenamente divina, igual às duas outras; mas não são três deuses, e sim um só Deus.

II- Atributos Morais de Deus.
1- Deus é Bom. Deus é bom, principalmente para os seus, que o invocam em verdade.
2- Deus é Amor. Seu Amor é altruísta, pois abraça o mundo inteiro, composto da humanidade pecadora.
3- Deus é Misericordioso. Ele não extermina o ser humano conforme merece devido aos seus pecados.
4- Deus é Compassivo. Ser compassivo significa sentir tristeza pelo sofrimento doutra pessoa, com desejo de ajudar.
5- Deus é Paciente. Deus concede a todos a oportunidade de se arrependerem e serem salvos.
6- Deus é Verdade. Jesus chamou-se a si mesmo a verdade, e o Espírito é chamado o Espírito da verdade.
7- Deus é Fiel. Deus fará aquilo que Ele tem revelado na sua Palavra. Ele cumprirá tanto as suas promessas, quanto as suas advertências.
8- Deus é Justo. Ser justo significa que Deus mantém a ordem moral do universo, é reto e sem pecado na sua maneira de tratar a humanidade.
PrSilvano
Obs.: Se você sentir de nos abençoar, faça uma contribuição...CAIXA ECONÔMICA FEDERAL / AGENCIA 0299 / CONTA 88803-5 / OPERAÇÃO 013
Ou clique nas propagandas do Blog...

Nenhum comentário:

Postar um comentário