13 maio 2016

ALTOS E BAIXOS (I Reis 17,18 e 19)

- A bela história de Elias é um claro sinal de que pessoas, independente de sua fé, espiritualidade, e firmeza de propósitos, são passíveis de passar por altos e baixos na sua caminhada com Deus. Vejamos a vida de Elias:

QUANDO É QUE PASSAMOS POR “ALTOS” O AUGE?

1) Quando Deus nos tira do anonimato e nos coloca no meio de grandes e poderosos até para confrontá-los. Elias aparece do nada (de Tisbe, uma pequena aldeia) pararevolucionar a agenda do rei Acabe e da profana Jezabel (I Reis.17:1)

2) Quando Deus providencia meios para nosso sustento, usando formas inimagináveis e milagrosas: Corvos, viúvas, pequeno ribeiro, etc. (I Reis.17:6ª9)

3) Quando presenciamos milagres feitos por nosso intermédio: Ressurreição de mortos (I Reis 17:21e22), fogo do céu (I Reis 18:38), chuva depois de mais de 3 anos de seca e corrida milagrosa de 25 km à frente do carro do rei (I Reis 18:46).

4) Quando podemos desafiar quem quer que seja e mostrar que Deus está do nosso lado e pode fazer qualquer coisa por nós (I Reis 18:39).

5) Quando temos fé suficiente para crermos que uma pequena nuvem, do tamanho da mão de um homem, pode trazer uma violenta tempestade (I Reis 18:44).

QUANDO É QUE PASSAMOS POR “BAIXOS” OS VALES?

1) Quando esperamos que as coisas aconteçam de um jeito e acontece de outro: Depois da vitória, Elias esperava a aprovação de Jezabel, mas foi surpreendido pela perseguição (I Reis.19:1e2). Tudo que se faça só dá o contrario. É o Vale!

2) Quando ignoramos um claro sinal de Deus: Um anjo lhe acorda com pão e água, ele come e volta a seu estado mórbido anterior: Antes uma pequena nuvem era sinal de milagre, agora nem um anjo é capaz de lhe mostrar a vitória (I Reis 19:15e16). É o Vale!

3) Quando nos isolamos de todos pensando que somos exclusivos, que tudo gira em torno de nós, e que sem nós, a coisa não funciona, não anda, (I Reis 19:10), não ganharemos nada!

4) Quando temos a oportunidade de ficar frente a frente com o Altíssimo e ficamos querendo nos justificar, tentando convencer a Deus de nosso extremo zelo, a coisa não funciona (I Reis 19:14). Deus não nos mandou ser extremamente zeloso, mas sim zeloso apenas. Todo extremo é perigoso.

O QUE DEUS FAZ QUANDO ESTAMOS EM TAL SITUAÇÃO?

1) Mostra-nos nosso equívoco: Tem mais gente passando pelo que estamos passando e, todavia continuam fieis diante de Deus: Sete mil joelhos que não se dobraram a Baal (I Reis 19:18).

2) Manda-nos fazer o mesmo caminho de volta (sem atalhos), pelo deserto (de Damasco): Mais deserto? É que Deus não alimenta nossa alto-estima, nosso orgulho próprio (I Reis 19:15).

3) Ele dá-nos trabalho para fazer, nos ocupa com uma terapia funcional: Ungir reis eprofetas era o que Elias sabia fazer. Então voltou ao seu trabalho diante do Senhor. (I Reis 19:15e16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário