23 maio 2016

A PARÁBOLA DOS TRABALHADORES NA VINHA (Mateus 20:1-16)

- Essa história retrata um acontecimento comum nos tempos de Jesus: trabalhadores ficavam na praça esperando serem contratados para trabalharem nas lavouras. Eram diaristas que recebiam por jornada de trabalho.
- Assim, na história que Jesus contou o proprietário da vinha convoca trabalhadores nos diferentes horários do dia.
- No final, todos recebem o mesmo pagamento, provocando a indignação dos que foram contratados primeiro. Há muitas lições sobre o Reino de Deus nessa história.

1) Deus está convocando pessoas para trabalharem na sua obra
- Desde o início da história da humanidade, Deus chama pessoas para trabalharem pra Ele, a fim de que Seus propósitos se cumpram.
- Deus não faz acepção de pessoas e convoca, indiscriminadamente homens, mulheres, jovens, crianças, adolescentes, ricos, pobres, doutores ou pessoas quase sem instrução. Enfim, Deus conta com pessoas para que a Sua obra se cumpra aqui na Terra.
- Ele é o proprietário da vinha que sai em diferentes horas do dia, procurando trabalhadores.
- Jesus disse que a seara é muito grande, mas há poucos trabalhadores. Por isso oramos e nos empenhamos pra que mais pessoas aceitem o convite pra trabalhar pra Deus. E creia: Vale a pena aceitar essa “proposta de emprego”. Ele é o melhor patrão que alguém pode ter.

2) Não importa a que horas você foi chamado
- Na história que Jesus contou alguns foram chamados no início do dia, outros mais tarde e outros pertinho do fim do dia. Há diferentes significados pra essa parte da história.
- Um deles é que não há idade pra servir ao Senhor: alguns foram chamados no comecinho da vida, na infância, outros na adolescência, na juventude, na idade adulta ou até já no finalzinho do dia, numa idade mais avançada.
- Não importa: se você tem estado “na praça”, ou seja, ainda não está empregado no Reino de Deus, há lugar pra você também. A Bíblia traz promessas pra crianças, jovens e velhos. Veja, por exemplo o texto de Joel 2:28: “ E depois disto derramarei do meu Espírito sobre todos os povos.
- Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões. “
- Veja também a promessa do Salmo 92 pra aqueles que já são mais idosos: “ Mesmo na velhice darão frutos, permanecerão viçosos e verdejantes, para proclamar que o Senhor é justo”
- Se você é criança, adolescente ou jovem e ouviu o chamado do Senhor, não deixe pra depois, aceite seu convite prontamente. Mas, se você já é adulto ou até mais idoso e só agora foi chamado, alegre-se do mesmo jeito e vá trabalhar na vinha!

3) O Reino de Deus é um lugar de trabalho
- Quando somos chamados para o Reino de Deus, somos chamados para o trabalho. Aliás, sempre que Deus chama alguém, Ele o faz para dar uma missão para essa pessoa. A entrada no Reino é pela graça, mediante a fé em Jesus. Mas o Reino é um lugar de trabalho.
- Não queira apenas usufruir dos benefícios do Reino sem se envolver, sem trabalhar. A recompensa virá, certamente, mas virá pra aqueles que verdadeiramente se envolverem na obra.

4) A recompensa é certa
- No final da história, os trabalhadores que haviam labutado o dia inteiro se sentem injustiçados porque receberam o mesmo salário dos que foram contratados na última hora. 
- Na verdade, a história não nos mostra um Deus injusto, mas um Deus justo e generoso.
- Ele pagou o combinado aos primeiros trabalhadores e agiu com justiça e generosidade para com os outros.
- Deus é bom e retribuirá de maneira justa e generosa a todos os que trabalharem pra Ele.
- No final do capítulo 19 de Mateus, um homem muito rico procura por Jesus, querendo saber como herdar a vida eterna. Jesus lhe responde, mas ele não O segue porque amava mais as suas riquezas do que a Deus.
- Então, Pedro, aproveitando-se dessa situação, pergunta a Jesus: “ Senhor, nós deixamos tudo e te seguimos. Qual será a nossa recompensa? “ Jesus não fica indignado com a pergunta de Pedro, não o chama de interesseiro, pelo contrário, lhe dá uma resposta muito satisfatória: “ Todos os que tiverem deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por minha causa, receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna.”
- HÁ GRANDE RECOMPENSA EM SEGUIR A JESUS: RECOMPENSA NESSA VIDA E NA ETERNIDADE.
- Uma das promessas que mais aguardamos é a promessa da volta de Jesus. Ele prometeu e um dia vai voltar. Os diferentes horários dessa parábola também podem ser entendidos como diferentes épocas da história da igreja. Em todas elas, Deus convocou pessoas pra trabalharem pra Ele.
- Creia: Nós estamos na última hora! A volta de Jesus está muito próxima.
- Estamos vivendo tempos de oportunidade pra que mais e mais pessoas aceitem o convite e se tornem trabalhadores na vinha de Deus. Jesus virá!
- A recompensa também virá! Mas não para todos. Só para os trabalhadores da sua vinha. Seja um deles!
- Ministre com amor e autoridade nas vidas dos irmãos. Ore com aqueles que querem aceitar o chamado e entrarem pra o Reino do Messias.
- Ministre nas vidas dos que já são salvos sobre a necessidade de trabalhar na obra, sabendo que o nosso trabalho não é vão no Senhor. Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário