28 maio 2014

A ORAÇÃO MUDA TUDO (2 Reis 20.1-6)

- Ao longo de toda a história bíblica Deus respondeu às orações dos seus servos, e sendo Deus o mesmo ontem, hoje e eternamente, nos dias de hoje continua respondendo às orações de sua amada igreja.
- ORAR É: interceder, solicitar, falar com Deus.

I - ALGUNS ASPECTOS DA ORAÇÃO DO REI EZEQUIAS.
1. Ezequias reconheceu a soberania de Deus. Num ato de fé, esse rei reconheceu a soberania de Deus. (2 Rs.19-15) E Ezequias orou perante o Senhor, dizendo: ó Senhor Deus de Israel, que estás assentado sobre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste o céu e a terra. 16. Inclina, ó Senhor, o teu ouvido, e ouve; abre, ó Senhor, os teus olhos, e vê; e ouve as palavras de Senaqueribe, com as quais enviou seu mensageiro para afrontar o Deus vivo.
- Enquanto os reis de Israel, no reino do norte, curvavam-se diante dos deuses das nações pagãs, Ezequias, rei de Judá no reino do Sul, conservou a sua fidelidade.

2. Ezequias orou com humildade. (2 Rs. 19:19) Agora, pois, Senhor nosso Deus, livra-nos da sua mão, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus.
- O rei Ezequias fez confissões ao Senhor, apresentou-se perante Ele com um espirito quebrantado e chorou, e assim conseguiu que Deus mudasse o que havia determinado sobre ele.

3. Ezequias fez confissões ao Senhor. Confessar é revelar os nossos segredos a alguém, geralmente aquilo que sentimos ou precisamos. As nossas palavras são a expressão dos nossos sentimentos e pensamentos. A bíblia considera o coração. Como o centro de nossa vida, a sede de nossa espiração e sentimentos. Nós cremos em Deus, e o confessamos com o nosso coração. (Rm. 10:10) pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

4. Ezequias orou com seu coração quebrantado. Ezequias chegou a um estágio de íntima comunhão com Deus. O quebrantamento e as lágrimas. Ele chorou muitíssimo. Quanto mais assumimos as nossas fragilidades, mais conseguimos enxergar-nos. O homem que retém as lágrimas acaba se tornando uma pessoa reprimida.

II - A ORAÇÃO DE EZEQUIAS MUDOU O PROPÓSITO DE DEUS.
1. Reconheceu a soberania de Deus (2 Rs.19:15)

2. Orou com fé, humildade, confissão, quebrantamento e lagrimas. (2 Rs.20:3)

3. Alcançou o propósito de sua oração. (2 Rs.20:5).

III - DEUS NÃO OLHA A APARÊNCIA.
1. Ele esta com os ouvidos atentos aos sinceros de coração. Deus olhou o coração sincero e humilde do rei Ezequias.

2. Ele observa se o crente ama com sinceridade. Para ter as suas orações respondidas, o crente precisa obedecer ao primeiro e ao segundo maiores mandamentos, que é amar a Deus e ao próximo.

CONCLUSÃO
- O Espirito Santo intercede pela igreja diante do pai. 
- A oração muda o propósito de Deus. 
- Basta que corrente entrega-se confiantemente, buscando com o coração quebrantado, e espere com paciência o cumprimento das promessas do Senhor..

Nenhum comentário:

Postar um comentário