27 agosto 2012

ATITUDES E ATITUDES

As atitudes certas na hora das dificuldades: Tiago 1:1-12
"Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa, homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos.
Mas o irmão de condição humilde glorie-se na sua exaltação, e o rico no seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. Pois o sol se levanta em seu ardor e faz secar a erva; a sua flor cai e a beleza do seu aspecto perece; assim murchará também o rico em seus caminhos.” (Tiago 1:6-11)

1) ALEGRIA:
“Meus irmãos, tende por motivo de grande alegria o fato de passardes por diversas provações.” (Tiago 1:2)
“Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai- vos.” (Filipenses 4:4)
“O coração alegre serve de bom remédio; mas o espírito abatido seca os ossos.” (Provérbios 17:22)

 2) FÉ: Tomar atitude de manter a fé funcionando.
“Sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança.” (Tiago 1:3)
“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa os que o buscam.” (Hebreus 11:6)

 3) PERSEVERANÇA: Deixar as rédeas nas mãos do Senhor.
“Ora, a perseverança deve ter ação completa, a fim de que sejais maduros e íntegros, não tendo falta de nada.” (Tiago 1:4)

4) SABEDORIA: A forma certa de alcançar um objetivo.
“Se, pois, algum de vós precisa de sabedoria, peça a Deus, que, sem reprovar, a todos dá livremente e lhe será concedida.” (Tiago 1:5)

 As atitudes erradas na hora das dificuldades:
 1 – INCREDULIDADE: “Peça-a, porém, com fé, não duvidando; pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, que é sublevada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.” (Tiago 1:6-7)
“Sem fé é impossível agradar a Deus ...” (Hebreus 11:6)

 2 – DUPLICIDADE, ânimo dobre: Mente dividida e instável em tudo o que faz - “Homem vacilante que é, e inconstante em todos os seus caminhos.” (Tiago 1:8)

 3 - AUTO-ESTIMA BAIXA, complexo de inferioridade: “Mas o irmão de condição humilde glorie-se na sua exaltação.” (Tiago 1:9)

 4 - ORGULHO, complexo de superioridade: “E o rico no seu abatimento; porque ele passará como a flor da erva. Pois o sol se levanta em seu ardor e faz secar a erva; a sua flor cai e a beleza do seu aspecto perece; assim murchará também o rico em seus caminhos.”(Tiago 1:10-11)
Tiago conclui o assunto das atitudes certas e erradas na tribulação, mostrando que Deus tem duas formas de recompensar aqueles que continuam fiéis mesmo no meio das dificuldades e tribulações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário