21 maio 2012

SACUDIDOS PELA TORMENTA (Salmo 46)

1. O poder de Deus (vv. 1-3):
a) Refugio (v. 1): 
- A nossa verdadeira segurança não está nas armas humanas, mas em Deus Todo-Poderoso. Todas as outras promessas de segurança são oferecidos em falsa esperança e, em última análise, inútil.
b) Descanso (vv. 2, 3): 
- Ele ordena o caos cósmico, e confusão e leva a descansar. Ele não é apenas um abrigo, mas é facilmente acessível, para que Seu poder eapoio estejam sempre disponíveis. Os conteúdos dos vv. 2 e 3 estão intimamente relacionados com vv. 7 e 11.

2. A presença de Deus (vv. 4-7):
a) Consolação (vv. 4, 5): 
- A cena muda, e agora é a onipresença de Deus, mas sua onipotência que nos traz consolo. O tumulto cessou, e a presença de Deus cheio de graça é a remoção segura de uma alma abalada pela tempestade, como um céu de descanso depois de uma tempestade.
b) Bem-Estar (vv. 6, 7): 
- Deus é eterno, imutável, o Deus dos anjos, e o Deus de um homem, mesmo alguém tão fraco quanto Jacó. Se, apesar de todas as falhas de Jacó, o Senhor quis ser o seu Deus, então o Senhor também quer ser o nosso Deus e o Deus de cada pecador fraco.

3. A paz de Deus (vv. 8-11):
a) A Providência (vv. 8-10): 
- Caminhos de Deus são, por vezes difíceis de entender, mas  cada caso é a Providência, o que faz com que todas as coisas cooperem para o bem. Isso traz paz à alma atingida pela tempestade.
b) Proteção (v. 11): 
- Mais uma vez o refrão alegre, que soa como música para os ouvidos de aflitos. Deus é a nossa defesa segura e proteção. Sua presença é a promessa de vitória e a única coisa que pode nos trazer a verdadeira paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário