02 maio 2012

OS LAVRADORES MAUS (Marcos 12.1-12)

- Esta é uma parábola de Jesus dirigida ao povo de Israel em primeiro lugar, mas que se aplica a todos. Jesus se referiu a cinco coisas que são altamente visíveis e precisas.

1. A grandes bênçãos concedidas ao povo de Israel (Isaías 5:1, [2):
a) Deus plantou a nação na terra prometida, e ele mesmo era a sua "mão" e "torre" (Salmo 18:1, 2).
b) Também Deus tem tratado generosamente com toda a humanidade (Mt 5:45, Atos. 14:17). O que mais eu poderia fazer por este mundo? (Isaías 5:4).

2. O reconhecimento esperado por Deus (v. 2):
a) Esperava-se que um povo tão favorecido entregasse a Deus os frutos da obediência, amor, gratidão, santidade e testemunho fiel a outras pessoas.
b) Mas quão diferente era o seu modo de agir (Neemias 9:16, 17-26).
c) Da mesma forma, Deus espera fruto dos homens já dotados de inteligência e consciência, mas quão poucos são para os favores de Deus!

3. Uma rebelião constante (vv. 3-8)
- Deus enviou seus profetas para defender as pessoas que andam em seus caminhos! Jeremias diz: 11 vezes, implorou  Deus e eles o rejeitaram (Jeremias 7:25, 26:5, 29:19, etc)  
- Deus também enviou seus mensageiros para pregar o Evangelho entre todos os homens, mas principalmente eles têm sido os rebeldes, e pregadores, muitas vezes, têm experimentado oposição persistente e violenta, que veio para o sacrifício da vida (Atos 13:50 e 14:19). 
- Hoje não há nenhuma perseguição da oposição, mas existe a rejeição e a indiferença.

4. Um recurso caro (v. 1)
- Apesar da rejeição de Israel o amor de Deus não estava exausto, mas enviou o seu Filho amado (João 3:16), muito maior do que os profetas (Hebreus 1:1 - 2). 
- Mas ele não só o recusou, mas o matou (João 1:11), e este mal trouxe a salvação do mundo. 
- Quem não receber o Filho de Deus como seu Salvador pessoal realmente se une aqueles que o crucificaram. 
- Deus tem como um grande pecado não confiar em Jesus Cristo (João 3:18, 24 e 16:9).

5. Uma punição inevitável (v. 9):
a) Os israelitas foram punidos com a destruição de Jerusalém em 70 dC e sua disseminação em todo o mundo.
b) Aqueles que se recusam a entregar sua alma ao Senhor Jesus Cristo não pode escapar do julgamento de Deus (Mateus 23:33, Hebreus 2:3 e 10:28, 31;. 12:25).

CONCLUSÃO: 
- Como verdadeiro e solene é o aviso de Galatas 6:07!

Um comentário:

  1. Olá Pr. Abílio sempre vi em ti o caráter de um servo do Senhor Jesus, gostaria de ter mais contato contigo para falarmos sobre a palavra de Deus, e um desejo que tenho no coração de estar sempre crescendo na graça e no conhecimento, caso esteja disponível em alguns momentos poderíamos então estar falando do amor de Cristo Jesus, tenho enfrentado algumas dificuldade no curso onde estudo, tenho uns professores, com o perdão da palavra "cabeçudos", e vejo que eles tem um grande poder de influencia sobre as pessoas, assim sendo gostaria de estar sempre em contato com pessoas cheias da graça e do conhecimento, como diz a palavra do Senhor, andeis com pessoas sábias e sereis mais sábio do que elas... Não querendo ser mais que as pessoas mais poder ser cheio para que o nome de Cristo seja glorificado livrando então estes influenciados das setas do inimigo fazendo com que eles realmente cheguem ao pleno conhecimento da salvação.
    Se não for incomodo meu contato é godeder@hotmail.com, com ele o senhor poderá me achar no face, orkut e twitter. Desde já fico muito agradecido e que a graça e a paz do nosso Jesus esteja em ti por todos os dias de sua vida.

    ResponderExcluir