01 fevereiro 2011

MENINOS ESPIRITUAIS (1 Corintios 13.11)


1. São carregados por todo o vento de doutrina
Ef 4.14 - "Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente".

2. Não podem suportar o alimento sólido, são superficiais.
1 Co 3.2 - "Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis".

3. Vivem em ciúmes e contendas
1 Co 3.3 - "Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?".

4. Não conseguem compreender as coisas de Deus
1 Co 2.14 - Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritual

5. Tem falar, pensar e sentir próprios de menino
1 Co 13.11 - "Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino".

6. Alimentam-se só  de leite (apenas os primeiros rudimentos da fé)
"Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação; porquanto vos fizestes negligentes para ouvir. Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.  Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal". (Hb 5.11-14)

7. Continuam como escravos da carne
 "Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.  Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus". (Gl 5.18-21)
 "Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus". (Rm 8.7,8)

8. Tropeçam com facilidade
 "Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão. Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda. Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Crist o morreu. Não seja, pois, blasfemado o vosso bem; Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Porque quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns. para com os outros. Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo". (Rm 14.13-20)
 1 Co 10.32 - "Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus".
A solução de Deus para o problema da meninice espiritual é o crescimento espiritual, pois, somente com o crescimento espiritual, o crente imaturo pode deixar as coisas de menino.
 1 Co 13. 11 - "Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino".

Nenhum comentário:

Postar um comentário