26 fevereiro 2011

AS DRACMAS PERDIDAS (Lucas 15,8-10)

- As drácmas eram o dinheiro da época. A mulher perde algo de valor. Quais os valores que estão perdidos dentro de nossa casa?
 
1) Sumiu a drácma do respeito:
- Considerar o valor do outro
- Tratar as pessoas com dignidade
- Dar importância a elas
- Quem respeita ouve com atenção, participa dos sonhos do outro. Vide Cl 3:20-21, I Pe 3:7,1
- Quanta gente egoísta nos lares, pensam somente em si mesmas, procurando a qualquer preço esmagar os outros, Gente que mente, que trai a confiança, gente que usa os outros.
 
2) Sumiu a drácma do carinho:
O carinho é outra manifestação do amor verdadeiro, assim como o respeito. Essa é outra drácma rara.
- O carinho traz o beijo, o abraço gostoso. Carinho de pai e filho, que andam sempre juntos, que desenvolvem um diálogo amigo. Carinho de cônjuges que ainda trocam elogios, que priorizam um ao outro, que sentem prazer quando estão perto.
- Veja I Pd 3:8-9 – Atente para as expressões “fraternalmente amigos“ e “bem dizendo“.
-  Já beijou seus familiares hoje?
 
3) Sumiu a drácma da espiritualidade:
- A vida religiosa ou espiritual tem se limitado a casar no religioso ou batizar filhos na igreja e nada mais.
- Depois só voltam a pensar em Deus numa grave enfermidade ou velório.
- Outros vão um pouco mais adiante, indo a igreja nos cultos dominicais. Mas, em casa, nada. - Não há mais louvor, vida de oração ou culto doméstico dentro do lar. O temor e zelo para com o Reino de Deus tem sido escasso. Hoje quando projetamos as nossas casas, é comum reservarmos um cômodo maior para o ídolo do lar: a televisão – aquela a quem se dedica maior tempo e atenção. E nos esquecemos de reservarmos uma sala de oração e culto no lar.
 
Como reencontrar as drácmas perdidas
- No texto, encontramos atitudes sábias da mulher que perdeu a drácma.
- Atitudes que, se imitadas, nos ajudam a restaurar os valores que estão desaparecendo em nossos lares.
 
1) Decida ser o herói da sua casa
- Pais procuram os pastores para dar um jeito nos seus filhos. Cônjuges e filhos fazem o mesmo. Mas o que vemos no texto a expressão “porque achei a drácma que tinha perdido”. Foi ela quem procurou e achou.
- Você acha que alguma coisa precisa ser restaurada em seu lar? Decida então você ser usado por Deus, para essa missão.
- Decida pela sua própria mudança, visando a restauração do seu lar. Primeiro é necessário estar bem contigo.
 
2)  Valorize os pequenos detalhes
- A mulher tinha dez drácmas, perdeu apenas uma. Ficou com nove, com a maioria, mas antes de perder uma segunda, ou a terceira, parou para costurar a carteira. Parou para correr atrás do pequeno prejuízo.
- Lembre-se a broca é um pequeno inseto, mas aos poucos corroem a estrutura de um grande armário.
- A falta de um “bom dia” ao se levantar, a falta de “um parabéns” pelo aniversário de casamento, deixar de usar um desodorante, de não escovar os dentes, não gravar as datas, de não falar um boa-noite ao deitar. Peça a Deus discernimento quando às suas ações.
 
3) Não aceite o caos como natural
- Diz o texto que a mulher procurar. Isto é, ela não se assentou na cadeira da comodidade dizendo: “a vida é assim mesmo! É comum perder uma moeda tão pequena. Deixa pra lá!” Ela reagiu, se esquentou, foi atrás. Ela procurou. Quantos se assentam na cadeira da comodidade, acham que o mundo é assim mesmo, não tem como melhorar, ou afirmam que todo marido é safado mesmo. Ou todo adolescente é rebelde mesmo...
- Na verdade muito não acham nada, porque não estão procurando.
- Decida agora mesmo procurar um meio de salvar ou melhorar o seu lar.
 
4) Humilhe-se para fazer mudanças
- A mulher para achar a drácma varreu a casa. Apanhou a vassoura e levantou poeira. Para varrer até encontra-la teve que remover tapete e até trocar móveis de lugar. Varrer incomoda, pois mexe com o que já se assentou.
Talvez esteja faltando isso em sua casa?
-varrer sua boca para produzir novas palavras
-varra seu tempo, para dar mais tempo à família
-dê uma varrida na sua arrogância, para ter mais espaço e servir aos membros do lar.
-varra sua mente, seu coração, isto é, santifique-se mais.
- Santidade quer dizer pureza.
- Em João 16:8 a Bíblia nos diz que o Espírito Santo nos convence do pecado..., Ele irá revelar os cantos que precisam ser varridos dentro de sua casa, para encontrar valores perdidos.
 
5) Seja diligente
- Seja obcecado por este propósito. É fortíssima esta expressão no texto: “até encontra-la”. Ela só parou de procurar quando encontrou. Há os que procuram os valores perdidos dentro do lar como meninos mal mandados: dá só uma olhada por cima e diz que não adianta, que não encontrou. Procuram com tanta má vontade, com preguiça que, mesmo estando próximo, não o encontram.
- Coloque a restauração de seu lar como um ideal de vida. Não desista fácil, vá em frente, continue procurando um método, um meio, uma bênção para o seu lar, para ele voltar a ser o que era.
 
6) Sobretudo acenda a candeia
- Esta é a decisão mais importante. Foi a primeira coisa que ela fez: acendeu a lamparina. No escuro ficaria dificílimo procurar.
- Talvez você não tem achado nada de valor na sua casa, porque falta acender a luz. Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas, pelo contrário terá a luz da vida” (Jo 8:12).
- O envolvimento sério com Jesus muda a nossa história, nossa vida, nossa casa, e isto é básico para encontrarmos as drácmas perdidas.
- Tem pessoas sofrendo porque perderam drácmas em casa e, sofrem mais, porque estão procurando e não acham, estão cansadas, desesperadas e desanimadas. O que falta? Falta acender a luz!
- Ter Jesus é se entregar totalmente a Ele, deixando-O dirigir a sua vida, pela Bíblia, procurando sempre estar em comunhão com Ele pela oração. È se dispor a servi-Lo.

2 comentários:

  1. Muito linda aproveitosa e verdadeiro esse ensinamento,que o SR.Pastor ABILIO ROCHA compartilha com nossas famílias.peço a que DEUS continue usando o sr. pra ajudar muitos que perderam suas dracmas;amém.

    ResponderExcluir