22 julho 2010

PRINCIPIOS DE CONDUTA CRISTÃ

Nós não vivemos por regras, mas existem alguns princípios bíblicos que regulam nossas vidas e nossa conduta cristã:
  
O Princípio da Fé

A Bíblia ensina-nos que sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11.6), portanto, tudo que fizermos para Deus deve ser feito com fé. A Bíblia também nos ensina que “tudo o que não provém de fé é pecado” (Rm 14.23), pois a fé é o princípio que deve reger cada passo do cristão.
Na área das “crenças”, ou seja, as coisas nas quais acreditamos, a Bíblia ensina que a nossa fé pessoal em alguma coisa deve ser guardada apenas para nós mesmos (Rm 14.22). Se você acha que deve guardar um dia especial da semana, que esta seja sua fé pessoal. Não tente impô-la aos outros ou colocá-la como uma fé universal na qual todos devem se firmar. 
O Princípio da Glória de Deus 
A Bíblia ensina que tudo deve ser feito para a glória de Deus (1 Co 10.31). Tudo que não for compatível com a glória de Deus deverá ser descartado. Antes de fazer qualquer coisa, questione se aquilo trará glória a Deus. Tudo em que houver pecado, egolatria, humanismo e outras coisas que não trazem glória a Deus deve ser rejeitado.
O Princípio da Abstinência
Tem certas coisas que não podemos dizer precisamente se nos levarão a pecar ou não. A Bíblia não fala explicitamente sobre todas as coisas. No entanto, ela nos ensina a abster-nos de toda aparência do mal (1 Tessalonicenses 5.22). Parece errado? Parece que é pecado? Parece que não traz edificação? Então, com certeza não devemos nos envolver com isto.
Além do mais, devemos ter cuidado pelo irmão mais fraco na fé (Rm 14.20-21), não aprovando coisas que possam fazê-los pecar ou afastarem-se do Senhor.
O Princípio da Liberdade com Responsabilidade 
Nós temos liberdade para fazer qualquer coisa, mas devemos ser responsáveis por duas coisas:
a)     Ter o firme propósito de não colocarmos tropeço em nossos irmãos (Rm 14.13), não fazer nada que leve-os a pecar contra o Senhor;
b)     Não devemos usar da nossa liberdade para dar ocasião à carne (Gl 5.13).

Nenhum comentário:

Postar um comentário