17 dezembro 2009

UMA ESCOLHA CERTA (Josué 24.15)

- Duas gerações haviam se passado desde que Deus tirara os filhos de Israel dos grilhões do Egito.
- Nenhum dos que testemunharam dos grandes feitos do Senhor na libertação do povo, do Egito, com exceção de Josué e Calebe, estava vivo.
- A nova geração vivia um misto de esquecimento de Deus e de expectativas quanto ao que o futuro lhes reservava.
- É aí, que Josué, tomado de zelo do Senhor, desafia o povo a uma tomada de posição.


I – Por que escolher? - “…escolhei…”.

1 – fomos criados por Deus com a capacidade de fazer escolhas e tomar decisões.
2 – Escolhas espirituais são individuais. Ninguém pode fazê-las por você, mesmo, que seja o seu líder de célula ou pastor da igreja.
3 – Deus condena a duplicidade de conduta espiritual – I Reis 18.21 “E Elias se achegou ao povo, e disse: até quando coxeareis entre dois pensamentos: se o Senhor é Deus, segui-o; mas se é Baal, segui-o. O povo, porém, não lhe respondeu nada”.
4 – A escolha certa ou errada implica em conseqüências espirituais imprevisíveis – Dt 30.19-20 - “O céu e a terra tomo hoje por testemunha contra ti, de que te pus diante de ti a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando ao Senhor teu Deus, obedecendo a sua voz, e te apegando a Ele; pois Ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias…”.


II – Quando escolher? - “…escolhei hoje…”.

1 – A escolha tem que ser feita com urgência - “…hoje…”. Porque assim o Espírito Santo ordena: “Hoje se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações” Hb 4.7b.
2 – A escolha tem que ser feita hoje, porque o amanhã poderá ser tarde demais.


III – Há um propósito na escolha - “…a quem deveis servir…”.

1 – A quem nos submetemos a servir, a esse obedecemos.
Rm 6.16 - “não sabeis que daquele a quem vos apresenteis como servos para lhe obedecer sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça”.
2 – Assim como é impossível seguir em duas direções opostas ao mesmo tempo, de igual modo é impossível servir a Deus e ao sistema controlado pelo diabo – Mt 6.24 - “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e as riquezas (mamon)”.
3 – A juventude de nossa igreja é despertada pelo Espírito Santo a lembrar-se do Senhor nos dias de sua mocidade – Ec 12.1 - “Lembra-te também do teu criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: não tenho prazer neles”.
  Lembra-te com alegria
  Lembra-te com temor
  Lembra-te com esperança


IV – Uma escolha acertada
1) – Josué fez escolha acertada, quando, após instar com uma congregação contaminada pelo mundanismo e indecisa, escolheu servir ao Senhor – Js 24.25 - “…eu e minha casa serviremos ao Senhor”.

2) – José fez a escolha acertada quando escolheu manter-se sexualmente puro em lugar de ceder à sedução da mulher de Potifar – Gn 39.9-10 - “Como, pois, posso eu cometer este grande mal, e pecar contra Deus? Entretanto, ela instava com José dia após dia; ele, porém, não lhe dava ouvidos, para se deitar com ela, ou estar com ela”.

3) – Moisés fez a escolha acertada quando já adulto decidiu mudar a sua história – Hb 11.24-26 - “Pela fé Moisés, sendo já homem, recusou ser chamado filho da filha de faraó, escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que por algum tempo possuir gozo do pecado, tendo por maiores riquezas o opróbrio de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa”.

4) – Daniel fez a escolha acertada quando optou ser um “marginal” dentro do império de Babilônia.
Dn 1.8 - “Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia”.

5) – A escolha será acertada, quando nos tornamos:
“Irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo, retendo a palavra da vida…” Fl 2.15-16.


Conclusão: Hoje é o dia em que o nosso Deus preparou para você. Escolha fazer uma aliança com Jesus e receba gratuitamente a salvação e a vida eterna.
“Assim que o líder espiritual estiver seguro quanto à vontade de Deus, ele partirá para a ação imediata, não importando as conseqüências. Ao perseguir os seus ideais, ele terá coragem suficiente para queimar as pontes atrás de si”

4 comentários:

  1. muito bom . que Deus continue te usando grandiosamente. Fike com Deus e a paz do senhor

    ResponderExcluir
  2. Que o senhor possa te capazitar cada dia mais e mais . Estudei por aqui para dar um estudo sobre desição e escolha certa. E achei super maneiro , que Deus possa te abençoar cada dia mais. A paz!

    ResponderExcluir
  3. Pastor c puder me manda uns estudo para mim Meu email é ev_claudineisantos@hotmail.com

    ResponderExcluir