06 fevereiro 2009

AQUIETAI-VOS (Salmo 46)

AQUIETAI-VOS...
(Salmo 46)

- Existem algumas palavras que definem bem a realidade dos dias atuais
- Por exemplo: Urgência, correria, velocidade, pressa, etc...
- Nós vivemos escravizados pelo tempo, pressionados por prazos, estamos sempre conduzidos pelo relógio, um aparelho sem vida, mas que acaba dirigindo nossas vidas
- Estamos acostumados com esta velocidade aplicada a tudo que fazemos
- Velocidade dos e-mails, dos cabos de fibra ótica, da comunicação através de satélites
- E tudo isso sempre pensado: Se eu não fizer ninguém fará e preciso fazer rápido para continuar no páreo
- E o resultado de toda essa pressa quase sempre é o estresse que mal administrado acaba em depressão
- O salmo 46 traz para nós uma palavra do Senhor; em um contexto de correria, em meio a catástrofes, desertos, perdas, problemas, sofrimento, angustia...
- O Senhor diz: AQUIETAI-VOS...

AQUIETAI-VOS E SABEI QUE EU SOU DEUS...

- A nossa correria, a auto-suficiência que adquirimos na vida corrida e de competição que levamos, nos impede de ver a Deus, de saber quem é Deus
- Somos tão ocupados e temos tanta pressa que acabamos não tendo tempo nem para Jesus
- As montanhas de problemas que enfrentamos, as lutas, também nos impedem de ver a Deus e de saber quem é Deus
- E, se não sabemos que Ele é, não confiamos

A PALAVRA DO SENHOR PARA VOCE HOJE É: AQUIETAI-VOS E SABEI QUE EU SOU DEUS

1) ...E SABEI QUE SOU O DEUS QUE ACALMA TEMPESTADES (Mt 8.23-27)
- O episódio do texto de Mateus 8, fala de uma situação vivida por Jesus e seus discípulos em meio a uma tempestade
- Eu creio que a principio os discípulos deveriam ter pensado, que tudo estava sob controle, afinal se tratava, de pescadores que conheciam o mar, e que já haviam passado por tempestades
- Mas a fúria do mar e dos ventos assustou até mesmo os velhos marinheiros, levando-os a pedir socorro
- Quantas vezes, vamos dirigindo nossas vidas como alguém que parece ter controle da situação, mas isso até nos depararmos com uma inesperada tempestade, que na verdade tira nossa estabilidade, gerando insegurança até mesmo em relação àquelas coisas que pensamos estar sob controle
- Pescadores experientes não conseguiram resolver o problema do barco no meio de uma tempestade, mas a presença do senhor dos ventos, das tempestades, do mar, estava com eles e isso fez toda diferença
- Eles clamaram por Jesus que solucionou o problema, que estavam enfrentando, pois Ele é o Senhor de todas as coisas
- Se não soubermos disso, se não tivermos consciência do que nosso Deus é capaz, corremos o risco de correr atrás de artifícios e soluções humanas para solucionar problemas, para acalmar tempestades, mas em vão, pois somos limitados e só podemos ir até onde nossa limitação permite
- Em meio à agitação, às vezes fica difícil lembrar-se dessa verdade e pratica-la, mas é fato que se nos dispusermos a ficar quietos, se obedecermos ao AQUIETAI-V0S que o Senhor nos diz com certeza veremos o Deus que acalma tempestades agindo
- AQUIETAI-VOS E SABEI QUE EU SOU DEUS

2) ...E SABEI QUE SOU O DEUS QUE TE CURA (Êxodo 15.26)
- A obediência aos mandamentos de Deus e a aceitação das suas promessas, não só libertam o ser humano das conseqüências da punição que a rebelião contra Deus acarreta, como demonstrado no Egito, mas também sara totalmente o se ser, inclusive o próprio corpo físico
- Deus é o medico supremo, Ele éJavé-Rafá, o Deus que te cura
- O texto de Êxodo nos alerta para algo muito sério, pois falar em cura, de certa forma, se tornou algo até banal
- Quantas propagandas, dizendo venha a minha igreja e você será curado. Participe da campanha de oração A ou B, e você será curado
- Este tipo de apelo favorece o surgimento de seguidores de Jesus que o encaram como um material descartável. Eu aceito Jesus, vou aos cultos e depois que Ele me curar, até a próxima doença
- Deus abomina este tipo de barganha
- Deus cura? Sim, Ele cura, pois o nome dele é Javé Rafá, mas no contexto de Êxodo a cura está intimamente ligada a obediência
- Quando andamos em obediência, não só nos livramos da punição de Deus à rebelião, como também experimentamos a ação do Deus que sara, que cura doenças, sejam elas físicas, ou emocionais
- Na agitação a procura de segurança humana não sabemos que o nosso Deus é o Deus que cura
- Quer dizer que não devo procurar médico? Não estou dizendo isso, mas estou dizendo que você deve se aquietar e com certeza saberá que Deus é Deus, que Ele é o Deus que cura
- AQUIETAI-VOS E SABEI, CONFIE, DEPENDA, ESPERE NO SENHOR

3) ...E SABEI QUE SOU O DEUS QUE PROVÊ (Gen 22.8-13,14)
- Quando lemos esta historia pela primeira vez, podemos ser tentados a pensar que nosso Deus é um Deus mal, pois dá um filho na velhice do casal, e depois quando o menino cresce, pede-o em sacrifício
- Mas não é verdade, Deus estava tratando o amor, e fidelidade, devoção, a disposição de entrega de Abraão
- Abraão foi aprovado, pois foi até as ultimas conseqüências
- Chegou a ponto de levantar a lamina sobre o peito do seu filho
- Mas como o nome do Senhor é também Javé Jiré, o menino foi liberado e a necessidade de uma oferta foi suprida pelo animalzinho que o Senhor proveu

· O SENHOR SEMPRE PROVÊ:
1. SAIDAS – Os amigos de Daniel (Daniel 3)
2. SUSTENTO – Fui moço e já , agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão (Salmo 37.25)
3. RECURSOS – E o meu Deus segundo a sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Jesus, cada uma das vossas necessidades (Fil 4.19)

- Para aprender isto, e saber que Deus é capaz de suprir, é necessário AQUIETAR-SE

4) ...E SABEI QUE EU SOU O DEUS DE PAZ (Salmo 23)
- O Salmo 23, fala do cuidado do Pai, que envolve, águas tranqüilas, pastos verdejantes, refrigério para a alma, companhia em meio ao sofrimento, vitória diante dos adversários
- É necessário pensar também que o Pai amoroso que cuida, disciplina
- Disciplina, também é sinal de cuidado e amor como vemos em Hebreus 12.5,7 e 11

5) ...E SABEI QUE EU SOU EMANOEL (Salmo 46.1, 5, 7, e 11)
- Estas expressões revelam um Deus presente bem de perto, na verdade Emanuel: Socorro bem presente (vv1), Deus está no meio dela... (vv 5), O Senhor dos Exércitos está conosco (vv 7 e 11)
- Porque assim diz o Alto, o Sublime que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e Santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e vivificar o coração dos contritos (Isaias 17.15)
- Precisamos saber que o nosso Deus, o Todo Poderoso é um Deus que se envolve
- Ele está presente e não está inerte, Ele está agindo
- Mas só descobre esta verdade, só sabe dessas coisas quem se AQUIETA para conhecer a Deus
- Não é tempo de correria, mas sim tempo de aquietar-se e deixar Deus agir para ver que a mão forte do Senhor está operando em seu favor
- FIQUE QUIETO, ESPERE, DEUS ESTA TRABALHANDO EM SUA VIDA
- DEUS ESTA ENTRANDO COM PROVIDENCIA EM SUA VIDA
- DEUS ESTA ABRINDO AS PORTAS QUE ESTAO FECHADAS

5 comentários:

  1. Deus é :
    Onipotente;
    Onisciente e
    Onipresente...deixa Deus agir!

    ResponderExcluir
  2. Deus e o nosso refugio em tempos de crises,em tempos de dor,em tempos de choro,mas com tudo isso sabemos q ele sempre esta conosco nunca nos deixa so.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de agradecer estas palavras, que eu creio, foram inspiradas pelo Espírito Santo, elas vieram de encontro a uma situação difícil que estou atravessando em minha vida e produziram fé e esperança ao meu coração. Continue sempre a permitir que o nosso Deus possa expressar-se através de sua vida, grande abraço, alexandre miguel

    ResponderExcluir