08 abril 2019

O VALOR DE SER FIRME (Hebreus 10: 32-39)

I- É PRECISO SER FIRME EM MEIO AO SOFRIMENTO – V 32-33
- O passado de sofrimentos dos primeiros discípulos serve como parâmetro para os que andam na luz (I Pedro 5:9)
- O sofrimento precisa ser encarado muitas vezes associativamente com todos os nossos irmãos (I Corintios 12:26)
- Ninguém que se torna cristão está imune a viver sem a possibilidade de não sofrer (João 16:33)
- Para alcançar o bem maior é preciso saber lidar com o sofrimento como uma possibilidade real

II- É PRECISO SER FIRME POR CAUSA DA RECOMPENSA – V34-35
- A alegria é marca dos que sabem lidar com perdas injustas, buscam sim um tesouro maior (Tiago 1:2)
- A palavra galardão ou recompensa citada no verso 35 é a mesma para dádiva ou presente (I Co 15:58)
- Deus honra todos aqueles que não desistem, mas perseveram em servi-lo, sem perder a esperança! (I Corintios 3:14)
- Os humildes que temem e honram a Deus terão como recompensa riquezas, honra e vida (Provérbios 22:4)
- O bem maior que podemos ter por servir a Deus, lutar e perseverar até o fim é a vida eterna! (Mateus 24:13)

III- É PRECISO SER FIRME POR CAUSA DA PROMESSA – V 36
- Deus não mente, quem faz sua vontade alcança promessas, e existem milhares em sua palavra (Números 23:19)
- Nossa maior necessidade é o exercício da perseverança para conquistarmos tais promessas (II Pedro 3:9)
- A promessa é particularidade na vida daqueles que se submetem a fazer a vontade de Deus (Hb 10:23)
- Não desanime, não desista, ainda que demore o bem maior virá, pois Deus não está limitado ao tempo e Ele não trabalha em nossa ansiedade

IV- É PRECISO SER FIRME POR CAUSA DA VITÓRIA – V 37
- A vitória é um fato que está muito próximo de ser vivenciada por aqueles que focam no bem maior (I João 5:4)
- É preciso lutar sem nunca desistir, guerras são abandonadas quando falta pouco para a vitória (Mateus 24:13)
- Para vencer é preciso sonhar, ter foco, objetivos definidos, sem olhar para os obstáculos (Filipenses 3:12-14)
- Ele não tardará, e o segredo de sua vitória está em agrada-lo para alcançar o bem maior (Salmos37:4)

V- É PRECISO SER FIRME PARA HONRAR A FÉ – V 38-39
- O ofício do genuíno cristão passa pelo compromisso do viver seguramente centrado na fé (II Corintios 5:7)
- O viver sem fé produz o desprazer e a repulsa de Deus na vida do incrédulo
- Recuar na busca pelo ideal do bem maior é sinônimo de incredulidade e produz ruína e destruição (Lc 9:62)
- Portanto na busca pelo bem maior não podemos fazer parte do grupo que recua para a morte, mas dos que creem para a vida.

CONCLUSÃO:
- Mesmo diante das lutas, perseguições e privações a igreja primitiva perseverou (II Co 4:8). 
- Muitos discípulos do Senhor pagaram caro por seguir a Jesus com firmeza e responsabilidade, porém aqueles que não desanimaram e nem desistiram em meio ao sofrimento foram recompensados, alcançaram as promessas, foram vitoriosos e honraram a fé!
- Esta pode ser também a sua história! Deus tem uma trajetória eficaz para você cujo bônus é o alcance do bem maior por isso entregue seus desafios, sonhos e desejos ao único que pode fazê-los realidade; Jesus Cristo o Senhor dos Senhores!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário