02 abril 2019

EFEITOS DA GRAÇA (Efésios 2:1-10)

- Para falar sobre graça é necessário que primeiro olhemos para a obra redentora do Senhor, que de forma incompreensível e incomparável por causa de seu grande amor deu sua vida na cruz em resgate de pecadores perdidos e imerecedores de tamanho favor.
- De forma miraculosa por meio de seu eterno poder nosso Deus ressuscitou da morte vencendo o mais terrível grilhão que sempre sucumbira a raça humana, sendo que agora por meio desta ressurreição podemos também alcançar tal possibilidade devido a sua graça que é uma das principais doutrinas da fé cristã.
- Falar sobre a graça é entrar em um terreno fértil sobrecarregado de intenso amor de um Deus que se dá para proporcionar relacionamento real com seus filhos.
- Hoje no dia em que celebramos a ressurreição do Senhor gostaria de falar-lhes sobre quais efeitos históricos esta graça de Deus tem tido como elemento catalisador na vida do ser humano que se deixa alcançar por ela, e sendo a nossa lição central de hoje pode ser resumida da seguinte maneira:
- A GRAÇA DE DEUS PRODUZ MUITOS EFEITOS HISTÓRICOS NA VIDA DO SER HUMANO ARREPENDIDO
- REALIDADES DESTES EFEITOS HISTÓRICOS PRODUZIDOS PELA GRAÇA DE DEUS NA VIDA DO SER HUMANO ARREPENDIDO

I- MOSTRA A CARA DO NOSSO PASSADO – (v1-3)
- Quando estávamos mortos em nossos pecados, sem Cristo e sem esperança. (V1) – Isaias 53:4-6
- Quando éramos guiados pelo inimigo em um caminho de pura desobediência. (V2) – Efésios5:8
- Quando andávamos como filhos da ira segundo os desejos da carne e dos pensamentos. (V3) – Colossenses 3:5-10
- Só por meio da graça de Deus é que podemos compreender qual era de fato a nossa cara no passado

II- COMPROVA O QUE SOMOS NO PRESENTE – (v4-6)
- Onde que por meio de ato de rica misericórdia usufruímos do imenso amor de Deus. (v4) – João 15:3
- Onde que por meio de graça redentora passamos da morte para a vida com Cristo. (v5) – Tito 2:11-12
- Onde também ressuscitamos com Cristo e posicionados numa nova dimensão celestial. (v6) – Colossenses 3:1-3
- Só a graça de Deus é que pode demonstrar de fato o que realmente somos hoje.

III- ACENA PARA O QUE SEREMOS NO FUTURO – (v7-10)
- Por causa da bondade de Cristo a graça de Deus no futuro produz riquezas supremas. – II Timóteo 2:11-12
- Riquezas tal como a salvação pela fé não tendo o mérito humano por ser presente divino. – I João 5:11-12
- Salvação que não vem por obras, mas agora comprovada pela nova natureza no fazer o bem. – Tiago 1:26
- É a graça de Deus que pinta uma imagem correta do que nos espera no futuro.

CONCLUSÃO:
- Que tipo sentimento você ainda cultiva em relação ao passado quando se lembra dele?
- Por qual tipo de comportamento sua vida tem sido regida nos dias de hoje? Pelo da graça ou pelo das suas escolhas?
- Você valoriza as promessas feitas pelo Senhor a você em relação ao futuro e é conduzido por elas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário