09 julho 2018

A FORÇA DOS SONHOS EM DEUS! (Gênesis 37-45)

- Aprendendo com José.
- Não desista de seus sonhos: a vida de quem nasceu para vencer
- O nome de José em hebraico Yoseph, significa que Ele (Deus) adiciona (filhos). Primeiro filho de Raquel (Gênsis 30.24) e o preferido do pai Jacó. Depois de vendido como escravo pelos irmãos para o Egito, foi injustamente acusado e posteriormente elevado ao posto de governador.
- A trajetória de Jose foi um caminho bastante tortuoso por diversas situações que se levantaram contraria pois, os sonhos de Deus eram para vida de José; mais o mesmo decidiu compartilhar com seus irmãos, assim, dividiu os seus sonho com as pessoas erradas. ( seus irmãos)
- Quando o sonho é em Deus, basta que nos coloquemos na posição que Ele quer e o mais ele o fará.
- Em determinado momento José não teve esse discernimento >> quando não nos atentamos a voz de Deus, nos sujeitamos ao nosso achometro e muitas vezes trocamos o caminho perfeito de Deus e nos sujeitamos a cam inhos dolorosos e dificeis

I) OS CAMINHOS PELOS QUAIS JOSÉ PASSOU:
Da casa do pai à cisterna (Gênesis  37:1-24),
Da cisterna ao mercado de escravos (Gênesis  37:24-28),
Do mercado de escravos ao serviço na casa de Potifar (Gênesis  37:28-36),
Do escravo livre ao escravo e prisioneiro (Gênesis  39:1-20)
De prisioneiro à governador (Gênesis 40:1-41:41).

II) LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM JOSÉ...
1. Não existe terreno estéril quando é Deus quem planta.
- Plantado na casa de Potifar
- Plantado no cárcere
- Plantado no Palácio

2. Não é o ambiente que faz a pessoa, mas a pessoa cheia do Espírito Santo que faz o ambiente.
-  Vendo Potifar que o Senhor era com Ele... No trabalho, na escola, na sociedade, o mundo precisa ver marcas de Deus em nós (Gênesis  39:3).
- Influenciando e não sendo influenciado (Gênesis  39:7,8).
- A expectativa de Deus a nosso respeito no mundo. José sabia que Deus esperava muito dele (Gn. 39:9).

3. Não basta sonhar (Gênesis 37:19), é preciso não desistir dos sonhos.
- Entre sonhar e a realização deste sonho, existem caminhos de provas a serem percorridos, onde etapas não podem ser queimadas. Caminhos pelos quais José passou:
- Ele passou pelo caminho da perseguição dentro da própria casa. (Os maiores desafios são os enfrentados dentro da própria casa (Gênesis  37:8)
- Ele passou pelo caminho da traição em família. (Foi tratado como coisa (Gênesis  37:27)
- Ele passou pelo caminho da tentação no trabalho. (no melhor momento de sua vida na casa de Potifar, enfrentou a mais perigosa armadilha do diabo (Gênesis 39:7)
- Ele passou pelo caminho da calúnia. (Foi para o cárcere sem dever (Gênesis 39:14)
- Ele passou pelo caminho da ingratidão (Foi esquecido pelo amigo (Gênesis  40:32).

4. Como dar fruto onde Deus plantar, influenciar e não ser influenciado e vencer provas sem queimar etapas.
- Não desista dos seus sonhos. Determinação e persistência são as marcas dos campeões. José não desistiu, mas lutou até o fim.
- Viva acima da mediocridade, não aceite ser nivelado por baixo. Onde José chegava, era posto em lugar de excelência: na casa de Potifar como mordomo-mor (chefe dos escravos, no meio dos escravos), no cárcere, teve a confiança do carcereiro (chefe dos presos, mesmo no presídio).
- viva de tal forma que seus caluniadores e críticos passem por mentirosos.Certamente, Potifar não acreditou em sua mulher. Julgou José apenas para manter sua imagem pública. Se realmente ele tivesse acreditado teria mandado matá-lo, o costume normal da época.
- Não negocie princípios, honre o nome de Deus e Deus o honrará. José estava numa excelente posição na casa de Potifar. Era administrador de tudo o que ele possuía e ainda podia ter a chance de se deitar com a própria mulher dele (deveria ser linda, já que os comandantes tinham direito de escolherem as mulheres que desejavam). Porém não negociou os princípios de Deus que tinha no coração.
- Não aceite o ódio definitivo e fatal. José foi odiado em casa, mas Deus mudou a sua história, e aqueles que o odiaram, se reconciliaram e foram recebidos com amor. Deus tem poder para mudar vidas!
- Não desperdice, não brinque com as oportunidades que Deus lhe dá. Na prisão, José aproveitou a oportunidade da saída do mordomo de faraó e pediu que se lembrasse dele. Quando faraó ofereceu um alto cargo a José, ele não vacilou.
- nunca se esqueça, Deus está no controle (Gênesis 50:20). José entendeu que em toda a sua trajetória de vida, estavam as mãos de Deus lhe dirigindo.
- mantenha o coração protegido com a graça do perdão (Gênesis  50:17-21).

Obs.: Se você sentir de nos abençoar, faça uma contribuição...
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL / AGENCIA 0299 / CONTA 88803-5 / OPERAÇÃO 013
Ou clique nas propagandas do Blog...

Nenhum comentário:

Postar um comentário