03 novembro 2017

PASSOS PARA A BENÇÃO (Gênesis 26.22)

- Para entendermos o fim da história temos que observar o início dela.

1º Passo: Obediência
- Talvez você pense; "foi fácil pra Isaque obedecer pois um anjo do Senhor apareceu - lhe e disse o que ele devia fazer".
- Mas lembra que disse da fome extrema que havia na terra?
- Todos naqueles dias estavam descendo para o Egito buscando recursos. O Egito naquela época era a maior potência em todos os sentidos.
- Então Deus vai na contramão de tudo e diz para Isaque ficar em Gerar onde havia poucos recursos e não ir para o Egito onde todos estavam indo.
- Vejo que Isaque foi obediente as palavra de Deus. E esse é o primeiro passo para quem quer ser abençoado pelo Senhor. 

2º Passo: Confiança
- Isaque filho de Abraão era temente e confiante ao Senhor. Pois acompanhando a história bíblica. Vemos que além de ficar em Gerar ele começou a plantar e semear naquele lugar.
- E quando vejo ele semeando naquela terra vejo a confiança que ele tinha em Deus.
- Mesmo tudo mostrando o contrário vemos um homem guardando as palavras de Deus. As vezes eu e você ouvimos as palavras de Deus mas não semeamos nada.
- Em nosso coração as vezes dizemos: " o que vai dar aqui onde estou?. Nessa terra seca vai dar alguma coisa?".
- Mas veja nesse versículo em que resultou a obediência e confiança de Isaque: "E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o SENHOR o abençoava. E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso. E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam." (Gênesis 26:12-14).
- Viu o que gera a nossa confiança? Bençãos e provisão de Deus .

3º Passo - Persistência
- Isaque começou a ser muito abençoado em Gerar. Seu gado,ovelhas e o plantio aumentaram cada vez mais. E isso gerou inveja do Filisteus contra ele. E dai em diante começou a batalha deles contra o servo de Deus.
- Leia e veja o que aconteceu: " E todos os poços, que os servos de seu pai tinham cavado nos dias de seu pai Abraão, os filisteus entulharam e encheram de terra.
Disse também Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós; porque muito mais poderoso te tens feito do que nós." (Gênesis 26:15-16).
- Mas Isaque não desistiu e nem parou de confiar. Ele desceu até o vale de Gerar e lá habitou.
- Mas acha que os inimigos desistiram?

4º Passo - Foco e determinação 
- Depois que Isaque no vale de Gerar achou águas vivas, apareceram pastores de ovelhas da localidade e contenderam com ele e disseram-lhe: Está água é nossa!
- Já imaginou o sufoco que Isaque estava sentindo?
- Ele e seus pastores já tinham um poço fechado e ainda foram expulsos de suas terras, agora novamente aparecem para tomar-lhe o que tinham cavado e achado águas vivas.
- Então saiu Isaque dali e cavou outro poço mas também lutaram contra ele e tomaram-no por isso chamou-o de Sitna.
- Percebeu que em nenhum momento as batalhas não foram por causa de água ou terra?
- As lutas eram contra a promessa e contra a vida de Isaque.
- Quantas vezes não passamos por momentos assim?
- Mesmo sendo fiel e obediente aparecem pessoas que não viram as nossas lutas e sofrimento e simplesmente investem pesados para nos desanimar até nos fazer desistir.
- Mas siga esse lindo exemplo de Isaque. Focado e determinado a vencer!

5º passo - Ousadia
- Mesmo os inimigos investindo pesado contra ele e sua família, Isaque não parou e nem desistiu. Bem pelo contrário, isso deu-o mais coragem e ousadia para buscar a promessa de Deus.
- Quando eles acharam que Isaque agora sairia daquele lugar e pararia de sonhar . Vemos agora que ele partiu dali, e cavou outro poço, mas agora não porfiaram sobre ele; por isso chamou-o Reobote, e disse: "Porque agora nos alargou o SENHOR, e crescemos nesta terra."
- Que benção não é verdade? Mas a "benção maior " requereu os 5 passos :
1-Obediência
2- Confiança
3- Persistência
4- Foco e determinação
5- Ousadia
- Depois da obediência, de tanto lutarem contra ele. Isso deu mais força pra que Isaque permanecesse no propósito.
- Muitos de nós já tínhamos desistido não é verdade?
- Mas não é isso que devemos fazer. O inimigo pode até fechar um poço, até dois. Mais no terceiro Deus se levanta do trono em nosso favor e diz: "Agora não, pois isso é a promessa do meu filho (a)."
- Tem promessa de Deus?
- As portas se fecharam?
- Não se preocupe. Dê os 5 passos de Isaque e seja mais que abençoado(a).

Obs.: Se voce sentir de nos abençoar, faça uma contribuição...CAIXA ECONOMICA FEDERAL / AGENCIA 0299 / CONTA 88803-5 / OPERAÇÃO 013
Ou clique nas propagandas do Blog...

Nenhum comentário:

Postar um comentário