18 julho 2016

UMA IGREJA FORTE (Atos 11:19-30)

- A igreja primitiva é o modelo de como a igreja deve ser.
- Seus erros e sucessos, são colocados de forma muito clara em Atos, nas Cartas e em Apocalipse para nós encontrarmos o caminho.
- Este texto é uma parte da história do crescimento da igreja.
- Uma Igreja Forte é formada de membros que...

1. Olham problemas como OPORTUNIDADES de Crescimento (vs. 19-20) "Os que tinham sido dispersos por causa da perseguição desencadeada com a morte de Estevão chegaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia, anunciando a mensagem apenas aos judeus....Alguns deles, todavia, cipriotas e cireneus, foram a Antioquia e começaram a falar também aos gregos, contando-lhes as boas novas a respeito do Senhor Jesus."
- Um evangelismo contextualizado, realizado por pessoas altruístas, positivas, pessoas que tem a capacidade de olhar além dos problemas. Isto chama-se visão.
- Os “dispersos” foram anunciando por toda a parte o evangelho. Os de Chipre e de Ciriene, falavam grego e anunciavam Jesus aos gregos.

2. Estão interessados na APROVAÇÃO do Senhor (v. 21) "A mão do Senhor estava com eles, e muitos creram e se converteram ao Senhor."
- "A mão do Senhor estava com eles" - Coisa maravilhosa.
- Uma igreja aprovada por Deus. Deus só coloca a sua mão sobre a obra que Ele aprova!
- Porque a mão do Senhor estava sobre a igreja, havia...
a. Conversões de vidas (v. 21b.),
b. Visão missionária (v. 22) - "Chegou a notícia destas coisas aos ouvidos da igreja em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia".
- Resultado da ação visão missionária: v. 26 - "E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente; e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos."
- Precisamos é da Unção do Senhor para prosseguirmos nestes dias tão difíceis! Não precisamos da aprovação de outros crentes, o que importante não é o que outros crentes pensam de nós, e sim o que Deus pensa e o que os não crentes pensam.

3. Evidenciam a graça do Senhor através de VIDAS FRUTÍFERAS (v. 23) "Este, ali chegando e vendo a graça de Deus, ficou alegre e os animou a permanecerem fieis ao Senhor, de todo o coração."
- Numa igreja cristã saudável, pequena ou grande, urbana ou rural, rica ou pobre, evidencia-se a graça do Senhor sobre ela através de vidas, de pessoas transformadas e trabalhadoras.
- A graça é evidente: Pela alegria e firmeza dos irmãos!
- Existem igrejas que quando olhamos apenas vemos coisas ou picuinhas.
- Queremos ver a graça de Deus em nossa igreja através de nossas vidas!

4. Buscam uma ESPIRITUALIDADE contagiante(v. 24) "Ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé; e muitas pessoas foram acrescentadas ao Senhor."
- Barnabé = Homem íntegro, de bem, homem bom, homem cheio do Espírito Santo, homem de fé, homem de integridade.
- Diz o texto, no v. 23 que ele exortava o povo a permanecer no Senhor. Ele era um homem com autoridade, autoridade é formada com duas bases:
a. Unção (Deus),
b. Caráter (Homem),

5. Contribuem FINANCEIRAMENTE para expansão do Reino (v. 29-30) "Os discípulos, cada um segundo as suas possibilidades, decidiram providenciar ajuda para os irmãos que viviam na Judéia....E o fizeram, enviando suas ofertas aos presbíteros pelas mãos de Barnabé e Saulo."
- Cada um que deseja ver o Reino de Deus crescer precisará dar do seu também, enviando sua oferta segundo suas possibilidades.
- Uma igreja forte se faz da dependência de Deus como vimos nos textos acima, mas também da nossa liberalidade em contribuir e entregar nossas ofertas de fé e amor!

Conclusão:
- Queremos fazer a vontade de Jesus e como Sua igreja, precisa ser o que Ele deseja que sejamos, o modelo foi dado pela igreja em Antioquia (Atos: 11: 19-30).
- Uma igreja FORTE vai impactar a cidade! 

PrWalterPacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário