26 agosto 2015

UMA MULHER CHAMADA, DÉBORA (Juizes 4.4-5)

- Deus levanta um total 12 Juízes, dentre eles; Otiniel, Samuel, Gideão, Sansão, Jael, Baraque, Jefté, Eudes, Tola, Jair, Mais Deus também escolheu Débora! 90 anos de idade.

1- Ela Tinha Um Nome. Abelha. Jz 4:4 (E Débora Este nome é Hebraico que quer dizer; Abelha. As abelhas são sociais e vivem em colônias, respeita a liderança. (Tem Mel, mais tem ferrão) um líder tem que ter as duas coisas, mel (momentos de dores dos outros) momento do ferrão (pra impor limites e regras).

2- Ela Tinha Uma Vocação. Profetiza. Jz 4:4(antes de tudo saiba que Deus tem um chamado em sua vida)Débora, sendo profetisa, tinha dons proféticos que a capacitava a receber mensagens da parte de Deus e a comunicar ao povo a vontade divina (vv. 6,7;). Observe que o texto está em ordem, antes do marido dela (casamento) veio sua vocação (muitos estão querendo primeiro uma família, um casamento, um namoro para depois fazer algo para Deus. O tempo é hoje. 

3- Ela Tinha Um Marido. Submissão Jz 4:4 (mulher de Lapidote). Como mulher de Lapidote ele tem medos tem preocupações tem dores chora etc.
Veja que seu ministério está associado ao seu marido, um casal descrito nominalmente, Débora não é maior que seu marido nem é insubmissa a ele, ela apenas recebeu algo do Senhor e ele entende e apoia.

4- Ela tinha uma Missão. Julgar. Jz 4:4 (julgava a Israel naquele tempo.)
A missão de Julgar é um desafio que Deus conferiu só aos seus ungidos, Julgar o que é bom e o que é mal, o que é certo e o que é errado.

5- Ela Tinha Um Lugar para exercer o seu ministério. Obediência. Jz 4:5. (E habitava debaixo das palmeiras de Débora). Sl 92.12 O justo florescerá como a palmeira. 

a) A palmeira cresce no deserto (lugar de sequidão e desolação) floresce e dá fruto onde outras árvores morrem. Assim deve ser o cristão, em circunstâncias difíceis, ainda que esteja no deserto da vida, cresce e da muitos frutos para Deus.

b) A palmeira é uma das árvores mais difíceis de arrancar da terra, pois possui uma das raízes mais fortes. Enquanto outras árvores morrem com muito mais facilidade, a palmeira é forte e muito difícil de ser destruída por ventos e tempestades. Em uma árvore normal a raiz fica a somente alguns metros abaixo da terra, já na palmeira, sua raiz chega a penetrar 3 ou 4 KM embaixo da terra. Dizem que a raiz da palmeira penetra na terra até encontrar água. Enquanto outras plantas estão secando, ela tem a capacidade de florescer mesmo no deserto por causa de suas raízes. 

c) A palmeira é notada pelos seus frutos abundantes, e seu cacho pode dar mais de 200 frutos e cresce em até 60 metros. Ela não estava em suntuosos templos, nem em lindas catedrais, mais debaixo de uma palmeira, um lugar humilde, para dar uma palavra a gente sofrida, nunca tenha inveja do lugar onde Deus está usando o teu irmão, para cada um Deus tem uma palmeira.

d) A palmeira não aceita enxertos, não pode se unir com outros tipos de arvores. O verdadeiro cristão deve se distinguir por que é separado do mundo e de seus deleites, Não podemos nos unir a nenhuma corrente modernista do tempo presente.

e) Crente que vive de baixo da palmeira vive para glorificar Jesus Jo 12.12-13 No dia seguinte, ouvindo uma grande multidão que viera à festa que Jesus vinha a Jerusalém, tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o Rei de Israel que vem em nome do Senhor!

f) Você pode fazer com que a palmeira se curve, mas não pode se quebrar uma palmeira. Se vocês já tiveram a oportunidade de ver um vento forte soprando numa palmeira, você sabe que ela se curva muitas vezes até tocar a terra, mas não se quebra, e quando o vento passa, ela volta a sua posição normal e se torna mais forte do que era antes. Um vento de 50 km por hora pode quebrar e arrancar uma árvore do chão, porém a palmeira sobrevive a ventos de 150 km por hora.

6- Ela foi colocada em um lugar de destaque. Exaltação. Jz 4:5. (Entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim;).
Entre Ramá e Betel No Cume de um monte da Região montanhosa Deus colocou esta mulher, para cada um líder chamado Deus tem um lugar de honra e exaltação. Os sem visões vivem olhando de baixo para cima, os ungidos, olham de cima pra baixo, Débora tinha a visão privilegiada de sua terra e de seu povo, seja um sentinela, fique por cabeça e não por cauda.

7- Ela esperava o povo de Israel Subir até ela. Paciência. Jz 4;5. (E os filhos de Israel subiam a ela a juízo).
- Os grandes líderes não criam seus problemas, não correm atrás de problemas, líder que se preza, fica no lugar que Deus o colocou, se houver problemas, deixa o povo trazer, deixe que cada um traga o seu.

PrSidneiA.DaSilva

Nenhum comentário:

Postar um comentário