28 agosto 2015

A VIRGULA, NÃO O PONTO FINAL DE DEUS (João 11.44)

A vírgula numa frase tem a função de dar uma pausa para que o leitor tenha uma compreensão clara e completa de um pensamento numa frase. O ponto final significa que aquela frase teve um fim. Nossa vida é uma narrativa com diferentes vírgulas, colocadas em diferentes partes da nossa existência. Enquanto o ponto final de Deus não vêm para nós, com o fim da nossa vida nesta terra, tendemos a interpretar e agir erroneamente circunstâncias que a nós se apresentam. A narrativa de ressurreição de Lázaro aponta para uma vírgula, quando todos pensavam que era o fim, o ponto final. Lições podem ser extraídas deste fato.

A. Aqueles que amam e são amados pelo Senhor Jesus também sofrem. O fato de sermos filhos de Deus não nos tira do mundo de aflições. A chuva cai sobre bons e maus. Jesus pede para ter bom ânimo. Jesus amava Lázaro, Marta e Maria. Vs. 3 e 5.

B. Jesus sabe o tempo certo de agir. A demora de Jesus em atender algumas súplicas não significa que Ele não nos ama. Jesus permaneceu por mais dois dias no lugar onde estava, Vs 6. Jesus na sua onisciência sabe daquilo que experimentamos mesmo que reforçamos isso com nossas súplicas. Ele sabe o tempo de agir, pois a glória é Deus e não dos homens envolvidos nos seus pragmatismos. Vs. 4

C. Entre aqueles que servem a Deus há os pessimistas vs 16. Quando Jesus se propõe em ir direção a solução, nada lhe impede. Tomé em outra ocasião queria ver pra crer, Jo 20:24,25. Havia ameaças de morte contra Jesus. Vs 8

D. Jesus tem palavra de ânimo e vitória. Nossa grande vitória se cumprirá quando estaremos como ovelhas à direita de Jesus. Mas hoje, Jesus também tem vitória e alegria hoje. Marta, corretamente entendia sobre a ressurreição, no entanto, desde hoje já experimentamos bênçãos, não apenas na eternidade. Teu irmão ressurgirá, Vs 23.

E. Jesus não é indiferente com o sofrimento. Ele chora com os que choram. Ele não é um ator. Sua humanidade não é falsificada Vs 35. Por isso Ele é nosso advogado diante do Pai, Ele conhece a nossa causa.

F. O Senhor Jesus é Senhor do tempo e distância. Tanto Marta quando Maria disseram: Se Tu tivesse aqui, meu irmão não teria morrido Vs 21 e 32. Certamente tinhas elas conhecimento de que Jesus já havia ressuscitado morto antes. Mc 5:34-42, Lc 7:15 Eram amigos. Caso Jesus quisesse curar Lázaro o poderia ter feito do lugar onde os enviados deram a informação. Ele curou o criado do centurião à distância. Mt 8:5-10

G. O sofrimento causa reações distintas. Marta foi em direção a Cristo quando soube que Ele vinha a Betânia, Maria permaneceu em casa. Em outra ocasião Maria ficou aos pés de Jesus, enquanto Marta estava ocupada com outras coisas. Lc 10: 38-42.

H. Jesus tem um tratamento especial e individual com cada um. Primeiro Jesus fala com Marta que lhe sai ao encontro, depois quer falar com Maria, Vs 28. No sofrimento Ele fala individualmente com cada um, ali, podemos então expressar aquilo que no intimo nos faz sofrer.

I. Jesus deseja obter resposta: Onde o puseste? Vs 34 Ele deseja sabe onde está aquilo que nos faz sofrer. Ele é onisciente, sabe de todas as coisas, porém deseja ouvir especificamente onde está a raiz do nosso sofrimento.

J. O milagre de Deus não anula a responsabilidade humana. Tirai a pedra! Vs 39 Jesus poderia ter com um gesto, uma palavra, movido a pedra. No entanto Ele pede que a pedra seja tirada. Que pedras precisamos retirar?

K. Precisamos ajudar as pessoas, após o milagre de Deus, a se desvencilhar daquilo que ainda as prendem de alguma forma. Desatai-o e deixai-o ir Vs 44. Como podemos ajudar pessoas a viver intensamente a liberdade para a qual foram chamadas por Deus?

L. A ressurreição de Lázaro aponta para a verdade doutrinária de que haverá uma ressurreição. Ela mostra a realidade do sofrimento humano e seu término com a segunda vinda de Cristo. Essa é nossa esperança maior. 2Co 5: 1-4 

Sua dor, seu sofrimento ou qualquer dificuldade ainda não é o ponto final de Deus para você!

A aparente demora de Deus é a vírgula que dará um desfecho feliz para você!

MacielFillvoch

Nenhum comentário:

Postar um comentário