18 maio 2015

VALORES PERDIDOS EM CASA (Lucas 15.8-10)

- Neste texto encontramos a história de uma casa em festa. É Jesus quem conta a história.
- A personagem, uma mulher, reúne as suas amigas e as vizinhas, dizendo: “alegrem-se comigo”. Então, ela faz uma grande festa no bairro.
- A alegria é grande, é contagiante, é alegria de mais da conta! E esta alegria está no lugar onde mais precisamos: em casa!
-Precisamos muito da alegria em casa, porque quando existe alegria em casa, ao sair do trabalho, dá vontade de voltar pra casa... dar prazer sair da escola após as aulas e voltar pra casa; quando há alegria em casa, temos pressa de voltar pra casa...
-Até trabalhamos melhor e produzimos mais, quando a nossa casa vai bem... nos estudos não é diferente: muitos vão mal na escola porque estão indo mal em casa.
-Então, a história que Jesus conta, é cheia de verdade; aliás, Jesus é Mestre: as verdades destilam dEle.
-E Ele está mostrando que há uma alegria no céu, por um pecador que se arrepende...
-Jesus mostra isso, usando nesta história, a figura de uma mulher que tinha dez moedas e perdeu uma dentro de casa... e como cada moeda era importante para aquela mulher, ela então, se pôs a procurar pela moeda perdida até encontrá-la. E, encontrando a moeda, ela faz uma grande festa.
- Jesus está mostrando: é isso que acontece no céu quando um pecador se arrepende... só que a festa lá é mais animada, é completa!
- Esse fato, irmãos, eu penso, se encaixa muito bem com a realidade de muitas casas hoje em dia – onde algo de valor foi perdido e precisa ser procurado até ser encontrado, para que a alegria, a festa em casa, seja restaurada.
- Essa mulher havia perdido dentro de sua casa uma moeda de valor.
- Tem versões da Bíblia que chamam essa moeda de drácma, a moeda grega mais antiga, que equivalia a um dia de serviço bem pago na época...
- Essa mulher, então, havia perdido dentro de sua casa um considerável valor... um dia de serviço!
- Agora, e quanto a nós? ...e quanto às nossas casas? Quais os valores que temos perdido dentro de nossa casa?
- Vamos pensar em alguns:

1- Será que, dentro da nossa casa, sumiu o valor do respeito?
- Me pergunto se temos considerado o valor do outro: Temos tratado as pessoas da nossa casa com dignidade, com respeito?
- Ou dentro da nossa casa é uma gritaria só... gritaria do marido com a esposa, dos filhos com os pais, dos pais com os filhos, dos irmãos entre si, na mais completa falta de respeito ou de educação?
- Porque em muitas casas, hoje, tem havido gente egoísta, pessoas que pensam somente em si mesmas, procurando a qualquer preço passar os outros pra trás e, para conseguir isso, mentem, traem a confiança, pisam nos outros.
- Quantos de nós terá perdido dentro da própria casa o valor do respeito?

2- Será que, dentro da nossa casa, sumiu o valor do carinho?
- O carinho é uma manifestação do amor verdadeiro, assim como o respeito. E esse é outro valor, quem sabe, perdido dentro de casa!
- Quando na família não há mais nenhuma demonstração de carinho... quando os familiares não se beijam, não se abraçam... quando a mulher destrata o marido e o marido a mulher, os filhos aos pais e pais aos filhos, quando ninguém elogia ninguém... é porque o valor do carinho sumiu.
- Quantos hoje, dentro de casa, entram e saem sem dirigir palavra ao outro? ...eu gosto muito de ver retratos de família, mas quantas vezes vejo famílias unidas só no retrato!
- Isso acontece porque o valor do carinho foi perdido!

3) Será que, dentro da nossa casa, sumiu o valor da espiritualidade?
- Eu estou pensando em alguns valores: como a moeda perdida representava um valor para aquela mulher, há outros valores que podem estar perdidos dentro da nossa casa.
- E será a espiritualidade? Porque em muitas casas, a vida espiritual se resume apenas em ter um culto para assistir aos domingos pela manhã ou à noite, em algum endereço na cidade.
- E depois de tal culto, nada mais se fala sobre a vida espiritual... há casos da espiritualidade ter sido perdida, a tal ponto, que igreja, para a família, é só quando há casamento, batismo ou velório de alguém.
- Alguns ainda voltam a pensar um pouco em Deus, quando enfrentam uma enfermidade ou passam por uma situação difícil... mas tirando isso, a vida espiritual é como a moeda que se perdeu dentro de casa: não há mais louvor, vida de oração ou leitura da Bíblia!
- Esse é um valor que está perdido!
- Quantos valores mais teremos perdido dentro de nossa casa?
- Agora, como reencontrar os valores perdidos?
- Nesse texto da Bíblia, a mulher perdeu, em sua casa, uma moeda de valor.
- E nesse texto podemos aprender sobre as atitudes sábias que ela teve para conseguir de volta o valor que havia perdido.
- Se estas atitudes forem imitadas por nós, também conseguiremos de volta os valores que estão desaparecidos dentro de nossas casas.
- Que atitudes essa mulher tomou para ter de volta o valor perdido?

1) DECIDA SER O HERÓI DA SUA CASA
- Observe comigo que essa foi a atitude número 1 da mulher! Lemos no v.8, que ela decidiu procurar, ela mesma, o valor perdido.
- Que atitude mais sábia! Porque tem pais, tem chefes de família, tem pessoas que perdem algo de valor e cruzam os braços, esperando que os outros apareçam para dar um jeito na situação pra eles!
- Os filhos estão rebeldes? ...mandam pra professora, mandam pro pastor dar um jeito nos filhos. Mas o que vemos nesse texto é a expressão da mulher “achei a minha moeda perdida”, porque foi ela quem procurou e achou.
- Você tem alguma coisa que precisa ser restaurada em sua casa, em sua família?
- Faça como fez essa mulher: resolva que, você mesmo, com a ajuda de Deus, vai se mexer, vai se mover para conseguir de volta aquilo que perdeu.
-T alvez você até precise da ajuda de alguém, mas saia na frente... se mexa! Seja o herói da sua casa!
- ....outra atitude sábia para ter de volta o valor perdido dentro de casa:

2) VALORIZE OS PEQUENOS DETALHES
- A mulher tinha dez moedas de prata, perdeu apenas uma. Ficou com nove, com a maioria, mas antes de perder mais outra, ela atentou para os detalhes – ela parou para costurar a carteira, ela foi atrás do pequeno prejuízo.
- Você já viu cupim? ...não aquela peça de carne... falou cupim, alguns logo escutam “carne”, mas me refiro ao inseto!
- O cupim é um pequeno inseto, é um detalhe, mas aos poucos corrói a estrutura de um grande armário. Você não pode ignorar a presença dele.
- Esse é o princípio aqui: você quer ver de volta algum valor perdido dentro de sua casa? Valorize os detalhes: não esqueça de desejar um “bom dia” ao se levantar... não deixe de expressar um “parabéns” a alguém, não se esqueça de usar um desodorante e de escovar os dentes, não esqueça as datas especiais... enfim, valorize os detalhes.
- Já imaginou se a mulher tivesse pensado assim: “Ah! É só uma moeda que se perdeu, eu ainda tenho nove comigo... deixa aquela pra lá!” Se a mulher tivesse pensado assim, teria ficado no prejuízo, até correndo risco de perder mais.
- Você também fica no prejuízo quando não valoriza os detalhes.
- ...terceira atitude sábia para rever o valor perdido dentro de casa:

3) NÃO ACEITE A PERDA COMO NATURAL
- Jesus conta, na sua história, que a mulher foi procurar a moeda perdida. Isto é, ela não se assentou na cadeira da comodidade dizendo: “a vida é assim mesmo! É comum perder uma moeda tão pequena. Deixa pra lá!”
- Não! Essa mulher reagiu, se mexeu, foi atrás... ela procurou.
- Quantos que perdem algo e se assentam na cadeira da comodidade, achando que o mundo é assim mesmo, não tem como melhorar, ou afirmando: “Meu marido não é carinhoso mesmo, deixa como está”. Ou: “Meu filho é rebelde mesmo, não tem conserto...”.
- Tem marido perdendo a esposa, esposa perdendo marido, pais perdendo o filho, filhos perdendo os pais, e achando isso natural...
- Não foi o caso dessa mulher... ela não aceitou a perda como natural.
- Mas há muitos que aceitam... quantos que têm verdadeira riqueza perdida dentro de casa e não encontram de volta, porque também não procuram... 
- Se você tem algum valor perdido dentro de sua casa (o valor do respeito, o valor do carinho, o valor da vida espiritual), decida agora mesmo, procurar um meio de salvar ou de rever aquele valor.
- Não aceite a perda como natural, porque não é. Natural é você conquistar e administrar os seus valores.
- ...outra atitude sábia que aprendemos aqui para rever valores perdidos dentro de casa:

4) HUMILHE-SE PARA FAZER MUDANÇAS
- A mulher, para achar a moeda perdida, varreu a casa. Ela apanhou a vassoura e levantou poeira. Foi varrer a casa até encontrar o seu valor perdido.
- Sabe o que isso significa não é? ...é tirar o tapete do lugar, mover os móveis para outro canto. Varrer mexe com as coisas!
- É humilhante para uma dona-de-casa ter as coisas fora do lugar para uma boa varrida... mas talvez, esteja faltando isso em nossa casa: uma boa varrida.
- Uma varrida na boca, para falar somente aquilo que for bom, que edifica... uma varrida em nosso tempo, para remover da agenda tudo que impede nossa dedicação à família... uma varrida em nossa mente, nosso coração, para ser mais santo, mais puro!
- A Bíblia diz (em Jo 16.8) que o Espírito Santo nos convence do pecado... Ele revela os cantos que precisam ser varridos dentro de casa, para que o valor perdido seja reencontrado. Seja humilde, aceite a revelação do Espírito Santo.
-  ...para rever valores perdidos dentro de casa, outra atitude sábia é:

5) SEJA ZELOSO
- Uma expressão fortíssima nesse texto é a parte final do v.8, onde Jesus conta o seguinte: que a mulher “varre a casa e procura [a moeda] com muito cuidado até encontrá-la”.
-A mulher só parou de procurar pelo valor perdido quando o encontrou. Ela foi zelosa.
- Há os que procuram por valores perdidos dentro de casa, mas procuram assim por cima... dão só uma olhada e dizem que não adianta procurar... procuram com má vontade, com preguiça... sem qualquer zelo.
- Muitas vezes estão até perto de conseguir de volta o que foi perdido, mas não acham.
- Se você quer a restauração de algum valor dentro de sua casa, tome isso como um ideal de vida. Não desista facilmente, procure até achar... seja zeloso.
- ...por fim, para rever valores perdidos dentro de casa:

6) SOBRETUDO ACENDA A LUZ
- Esta é a decisão mais importante... foi a primeira coisa que a mulher fez: ela acendeu a lamparina, a luz. Porque no escuro não dá para achar nada!
- Talvez você ainda não tenha encontrado o carinho que perdeu dentro de sua casa, ou o respeito, ou a espiritualidade, porque falta acender a luz. Jesus é a luz! Ele disse: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas...” (Jo 8.12). Você precisa de luz, todos nós precisamos de luz.
- Por isso, quem se apegar à Jesus, vai ter sua vida, a sua casa iluminada, e isto é básico para encontrarmos os valores perdidos.
- Tem pessoas sofrendo porque perderam preciosos valores em casa e, sofrem mais, porque estão procurando e não acham... estão cansadas, desesperadas e desanimadas. Mas se elas se apegarem à Jesus, Ele as iluminará e ajudará.
- Estar apegado à Jesus é se entregar totalmente a Ele, deixando que Ele dirija a nossa vida e nos guie.

Conclusão
- Abra o coração e deixe Jesus entrar e, você terá luz para achar de volta aquilo que foi perdido.
- Pode ter sido o respeito, o carinho, a fé ou outro valor... se você tiver Jesus, você vai conseguir de volta o valor perdido!

PrWalterPacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário