23 maio 2015

E DEU DONS AOS HOMENS (Efésios 4.8)

1 - OS DONS DO ESPÍRITO SANTO SÃO CONDICIONAIS AO QUE FOMOS CHAMADOS 
* Não queira praticar um dom que está acima da tua capacidade - Romanos 12.3 Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
* Não queira escolher qual é o teu dom no contexto de corpo - Romanos 12.4 Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,
* Não busque dom para si próprio e sim em benefício de outros - Romanos 12.5 Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
* Não tente exercer um dom que é superior a medida da tua fé - Romanos 12.6 De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
* Não tente ministrar ou ensinar sem ter a capacidade de fazê-lo - Romanos 12.7 Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
* Não force exercer um tipo particular de serviço sem ter o dom - Romanos 12.8 Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.

2 - A DIVERSIDADE DOS DONS SÓ TEM UMA FONTE, A QUAL É O ESPÍRITO SANTO
* É preciso discernir o que é usado e o que se usa, pois o dom é de Deus - I Coríntios 12.4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
* Os dons são diversos, mas são distribuídos a cada um no mesmo propósito - I Coríntios 12.5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
* A operação dos dons espirituais só é autêntica quando Deus está em ação - I Coríntios 12.6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
* Os dons são concedidos para a Igreja toda e não para usufruto individual - I Coríntios 12.7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.

EBD

Nenhum comentário:

Postar um comentário