27 abril 2012

OS SOFRIMENTOS DE JONAS (Jonas 2:7-9)

- Não se podia negar que ele teve os seus problemas. Ele esteve no ventre do peixe (vv. 2-7).

1. A causa de seus problemas:
a) O mesmo era o culpado. E  para Jonas não foi uma coisa boa: não coloque a culpa em outro (1:10). Muitos há que cometem pecado, e depois culpam a sociedade, pais
b) Eu sabia que era castigo de Deus (2:3).
c) Reconheceu que o pecado traz o mal (2:8).

2. O remédio para seus problemas:
a) Ele reconheceu que Deus pode permitir até o que parece ser inevitável (2:2): Seol, o lugar dos espíritos dos mortos, (erroneamente traduzido aqui como "inferno") parecia já ter ultrapassado ele.
b) "A oração muda as coisas" quando Jonas começou a orar. Porque Deus faz o peixe obedecer-lhe, como toda a natureza obedece a Deus, quando ele comanda.
c) Os problemas e dificuldades levam a lembrar de Deus. Um velho cristão disse: "Eu sempre oro, mas parece que as minhas orações são mais eficazes quando estou em apuros."
d) Jonas aceitou uma tarefa desagradável (2:9). Muitos cristãos tem que fazer isso, mas geralmente por aceitar de coração, logo deixa de ser desagradável. A dificuldade com Jonas foi que ele concordou com a boca. mas não no coração.
e) Jonas fez promessas a Deus (2:9). Há pessoas hoje que se gabam de que eles nunca fizeram promessas.  Como é uma casa sem fazer promessas? C
f) Jonas se rendeu ao Senhor.

CONCLUSÃO: Nós também podemos fazer as pazes com Deus, prometendo obedecer imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário