Na nossa caminhada Cristã vamos enfrentar muitos ventos e tempestades (dificuldades financeiras,desemprego, enfermidade,etc.) ; porém, Jesus nunca disse aos discípulos que ao segui-lo, teriam uma vida sem tribulações. João 16:33 “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições,mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”
O que esse texto bíblico nos ensina?
1) Que fazer a vontade de Deus não nos exclui das tempestades
- “ E, vendo-os em dificuldades para remar, porque o vento lhes era contrário...”
- Mesmo andando com Jesus, os discípulos não estavam isentos das dificuldades.
- Na oração Sacerdotal Jesus rogou ao Pai pelos seus discípulos: João 17:15 “ não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.”
2) Não permitir os sentimentos negativos (medo ,incredulidade, murmuração) dominem sua mente e atrapalhem sua caminhada Cristã.
- Ex. A revolta dos israelitas no deserto: Êxodo 16:3 “Quem nos dera tivéssemos morrido pela mão do Senhor, na terra do Egito, quando estávamos sentados junto as panelas de carne e comíamos pão a fartar...”
- Esse murmuradores não entraram na terra prometida. Morreram no deserto.
- Lembre-se que para cada murmuração é mais uma volta no deserto.
- Hebreus 3:11 “Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós, perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo.”
3) A atitude que tomarmos diante das aflições mudará nossa maneira de vencê-las.
- As provações não são para nos derrotar e sim para nosso crescimento espiritual.
- Pense que milhares de pessoas estão passando pelos mesmos problemas e talvez muito piores do que os nossos e nem por isso desistem de lutar.
- Qual o segredo para conquistarmos a vitória
a) Estar sempre na dependência de Deus e perseverar na fé.
“Eles, porém, vendo-o andar sobre o mar, pensaram tratar-se de um fantasma e gritaram.” V.49
O inimigo das nossas almas, satanás, sempre vai colocar dúvidas e medos para nos intimidar e enfraquecermos na fé. 2 Pedro 5: 8-9 “ Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário,anda em derredor como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão se cumprindo nos vossos irmãos espalhados pelo mundo.
b) Nunca duvidarmos da proteção de Deus e da sua fidelidade.
“...tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! ... e o vento cessou.” vs. 50-51
Conclusão:
- Quando estamos firmes na fé e cremos na fidelidade de Deus, por piores que sejam as provações, passaremos por elas e sairemos mais fortes e vitoriosos; em nome de Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário