19 setembro 2010

MISSÕES (Isaías 6:1-8)

- Quero apresentar a vocês um jovem que se tornaria profeta de Deus. ISAÍAS era um jovem aristocrata que nascera em um lar de um judeu chamado AMÓS. Sua cidade natal era Sião. Muitos problemas o rodeavam, um deles era a ASSÍRIA, nação que crescia. Sabia ele que sua nação era fraquinha.
- Creio que muitas vezes ele se inquietou com a Idolatria, a Superstição, a Imoralidade...assim como com todos os costumes pagãos. As pessoas estavam afastando-se de Deus, perdendo a dignidade e a integridade.
- Os profetas, corajosos de outrora, se enfraqueciam. As mulheres eram vulgares, sensuais, superficiais. Era gravíssima a situação da pátria.
-  Isaías estava “na dele”. Um dia, Deus agiu e fez Isaías dar uma guinada. Não foi porque o time dele tinha perdido (acho até que era qualquer rubro-negro da vida). Nem que tivesse sido assaltado, mas... MORRE um amigo íntimo, de nome UZIAS. Isaías tinha apenas 20 anos. UZIAS era um homem bom. Era REI, um homem de vida reta. Isaías estava chorando a morte do amigo. Uma morte prematura.

I – Os princípios importantes dados por um PROFETA
Esses princípios nos ajudam a fazer escolhas firmes nos planos de Deus. Você se lembra do texto lido? Quando lemos esse texto ficamos impressionados com a visão.
Mas, o que ocasionou tudo aquilo? Ora, queridos, aquele era um momento triste para Isaías. Talvez ele estivesse saudoso e abandonado. O texto diz: “No ano em que morreu o Rei Uzias, EU VI O SENHOR”.

PRINCÍPIO 1 – Deus usa as circunstâncias para nos tornar conscientes de Sua Presença. “EU VI O SENHOR”.

Sua situação na Terra o levou a elevar sua visão até o Céu. Amados, comigo foi assim também. Não sou mais o homem de dez anos atrás. Eu era COMPLETAMENTE INOCENTE e de BOA FÉ, fui confrontado. Nunca pensei que iria seria tão combatido e odiado. Que provação! E POR LONGO TEMPO!! Eu fiquei confuso, triste, amargurado! E eu repetia: NÃO ACREDITO! ISSO NÃO EXISTE!
Os amigos sumiram e Deus foi misericordioso e me livrou. E veio mais: EU NÃO ESTAVA AINDA QUEBRANTADO. E eu me achei sem Igreja, sem emprego, sem amigos e sem uma casa para morar. Aí veio a mão de Deus e ele fala: “Você não precisa de Igreja para Eu  dar-lhe uma casa”. E deu. Entenda: Deus não falou audivelmente, mas o que aconteceu conosco, as portas que se abriram nos levaram a fazer essa leitura.
Eu não estava quebrantado ainda. Acho que Deus queria mais. Fui jogado num leito de hospital. E eu falei: “ESTOU PERDIDO”. Ali eu estava assustado, abatido, quebrantado. É como se estivesse rendido: sem rebanho, sem trabalho, tudo fugindo de minhas mãos!!
Deus se mostrou presente e atuante, revelando os verdadeiros amigos, e me mostrando uma família valorosa. Foi algo grandioso. De todos os lados me chegavam ajudas as mais diversas. Deus sustentou e continua sustentando seu servo e o trabalho. Realmente, eu estaria consumido, não fossem as misericórdias do Senhor.

PRINCÍPIO 2 – Deus revela seu caráter para que vejamos nossa carência.

Primeiro, Deus nos revela seu caráter, mas nos permite passar por circunstâncias penosas. Isso nos obriga a olhar para Cima. Aí Ele nos purifica: Isaías 6:6-7
Isaías acabara de confessar que era homem de boca impura. Decerto ele usava palavrões. Decerto contava piadas sujas.
Isaías tentou fugir: Senhor, não tenho boa saúde. Sou temperamenta. Sou brigão...
Aí o Senhor acaba logo com a polêmica: ”A tua iniqüidade foi tirada, teus pecados foram perdoados”.

PRINCÍPIO 3 – Deus nos dá esperanças para que compreendamos que somos úteis.

Para que você compreenda e perceba o impacto desse princípio, precisa atentar para este diálogo:
Isaías ouviu a voz do Senhor a indagar: “A quem enviarei, e quem há de ir por nós?”. Disse Isaías – “Eis-me aqui, envia-me a mim!” (Isaías 6:8)
O texto começa assim: “DEPOIS DISSO,...” Mas depois de quê? Lógico que foi depois do problema que o levou à oração. Depois que Deus mostrou o que o profeta NÃO ERA. Depois que o serafim tocou-lhe os lábios com a brasa (os lábios eram a área crítica de sua vida).
Depois de tudo isso, da purificação, Deus lhe pergunta: “A quem enviarei?”

PRINCÍPIO 4 – Deus expande nossa visão para que façamos uma avaliação de nossa disposição para Ele.

A visão de mundo do profeta era muito estreita. Isaías era um palaciano. Estava acostumado àquela vida confortável do Rei.


PRINCÍPIO 5 – Deus nos revela a verdade para levar-nos a atentar para a realidade.

Isaías, com sua resposta, estava anunciando uma decisão importantíssima. Não poderia tratar-se de uma decisão emocional. Veja o que Deus disse para ele: Isaías 6:9-11
O Senhor não propôs algo sensacional. O Senhor não disse: Busque um cantor famoso! Mas Deus usou de grande franqueza.
O Senhor não disse: “Isaías, se você me servir, trarei milhões de pessoas para meu reino!” Esse não é o método de Deus. Pelo contrário, Ele diz que a tarefa seria grande! Nem sempre os frutos seriam empolgantes. Não sei se ele teria prazer em contar as vitórias.
Aí Isaías pergunta: “Até quando, Senhor?” Isaías estava tendo uma forte apreensão da realidade.
Queridos, não trabalhamos por relatórios ou resultados tangíveis. Mas, o que nos move é a certeza de que nos encontramos fazendo a Vontade de Deus. NO FLUXO DE SUA AUGUSTA VONTADE. Pongado na condução de sua vontade, se é que vocês me entendem. (lembram-se da diferença entre vontade e propósito?)

II – Vamos trazer para nós e para hoje a experiência

Já vimos a experiência de Isaías, que foi algo do passado. Não podemos viver de lembranças. Deus está mostrando seu plano para o mundo hoje.
O Velho Missionário foi o exemplo:
Eu acabava de ser batizado na IB de Maiquenique – BA. Era o casal mais 9 filhos. Aquele era um domingo de Assembléia da Igreja. O irmão Clodoaldo veio andando de Medeiros Neto (santiga Água Fria) com sua esposa, irmã Gera. O Velho Missionário disse: “Se você pôde vir a pé eu vou montado num burro”! Foram meus pais: 500 quilômetros, mais ou menos.
Naquela viagem, converteu-se um homem de nome Joaquim Aguilar; um bêbado contumaz. E Deus falou ao pastor Pacífico: “Quem vem para cá?” Ele responde: Eu, SENHOR!
Ele escreveu para a junta da Convenção Baiana, mas ela disse não ter, então,  condições para sustento missionário. Ele arranjou um caminhão, colocou a mudança e os filhos. Lá, organizou uma Escola Primária para ganhar o pão. O Senhor honrou e o sustentou. O Pastor Pacífico é o “APÓSTOLO DO EXTREMO SUL”. Deus tem seus instrumentos escolhidos e preparados. Às vezes, os lugares são os mais improváveis.
Uma anciã ligou a TV e viu o carnaval da Bahia e pediu: Deus, levanta alguém! E Deus nos inquietou para fazer do carnaval de Salvador um grande campo missionário. Hoje, o Impacto de Carnaval é uma realidade em todo o Brasil. Já alcançou muitos milhares de pessoas.


CONCLUSÃO

Meu irmão, você está pessoalmente envolvido com o plano de Deus para o mundo. Deus pode leva-lo para a África ou deixá-lo em sua terra. Qual é o seu sentimento acerca de missões? De paixão? De culpa? De insensibilidade? De obediência?
Ore. Se você não sabe ainda onde Deus quer que você fique, trabalhe com Ele.
Você diria hoje: “Eis-me aqui, envia-me a mim”?

2 comentários: