21 novembro 2019

O FRUTO QUE PERMANECE (João 15.16)

- A palavra fruto, do lat. ‘fructu’ significa órgão produzido pelos vegetais floríficos que conduz à semente.
- É o produto da terra para sustento e benefício do homem.
- O fruto é o resultado, a conseqüência.
- O fruto é a parte mais esperada pelos agricultores e quando chega e época de colheitas é tempo de obter a recompensa dos esforços empregados.
- Quando a Bíblia fala de fruto se refere às virtudes espirituais (Gálatas 5.22) e também ao servir a Deus trabalhando para trazer outras pessoas para Cristo (João 4.36; 12.24).
- Que é o fruto que permanece? Como podemos identificá-lo entre tantos outros?
- Vejamos as características do fruto que permanece: 

1. É O FRUTO QUE PERSEVERA
- Jesus nos diz: ”Estai em mim e eu em vós…” (J0ão 15.4).
- Quando uma pessoa crê em Jesus e recebe o Seu perdão tem a vida eterna e o poder de estar ou permanecer n’Ele.
- É preciso que se mantenha ligada a Jesus, pois o ramo só tem vida, enquanto a vida da videira flui para o ramo. 
- O crente tem a vida de Deus somente enquanto a vida d’Ele flui nele pela sua permanênciaem Cristo.
- Para permanecermos em Jesus Cristo, precisamos: 
*Conservar a Palavra de Deus continuamente em nosso coração e tê-la como guia de nossas ações (v7). 
*Ter comunhão constante com Jesus Cristo para que obtenhamos d’Ele forças e graça. 
*Obedecer aos mandamentos e permanecer no Seu amor (v10) e amar uns aos outros (vv 12,17). 
*Manter a nossa vida limpa, mediante a Palavra, resistindo a todo pecado e dependendo da direção do Espírito Santo (João 15.3; 17.17; Romanos 8.14; Gálatas 5.16-18). 
- Que cada um de nós sejamos o fruto que persevera.
- O fruto que não peca, que não cai, mas o fruto que permanece ligado a Jesus.
- A Bíblia diz que “Aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mateus 24.13). 

2. É O FRUTO MADURO
- O fruto quando amadurece contém sementes de boa qualidade para reproduzir a planta e garantir a sua continuidade. 
- É chamado fruto deiscente o fruto que alcança a maturidade e se abre deixando escapar as sementes.
- A única forma de uma lavoura reproduzir é através das sementes de volta à terra para que possam germinar, crescer e dar outros frutos que, por sua vez, darão outras sementes.
- Assim se processa o ciclo da reprodução.
- Assim também nós, como discípulos de Jesus, como frutos maduros que tendo alcançado a maturidade espiritual, podemos lançar a semente, isto é a Palavra de Deus, em outras terras, isto é em outros corações para que ela germine e produzam frutos que amadureçam e dêem outras sementes e, assim, nos tornamos instrumentos de Deus para dar prosseguimento à obra que Jesus começou e nos entregou para continuarmos ( Mateus 29.19-20). 

CONCLUSÃO:
- Os discípulos são os frutos resultantes do trabalho daqueles servos que se dedicam à obra de Deus.
- O fruto que persevera é o fruto que se mantém ligado à Videira Verdadeira que é Jesus, permanecendo no Seu amor.
- Jesus Cristo nos diz: “Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor” (J0ão 15.9)
- Para permanecer nos amor de Jesus é necessário guardar os Seus mandamentos da mesma forma que Ele guarda os mandamentos de Seu Pai e permanece no Seu amor (João 15.10).
- O fruto que permanece é o fruto que se mantém ligado a Jesus e permanece no Seu amor, dando continuidade à Sua obra fazendo discípulos para Ele.

C.O.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário