07 agosto 2019

SANTIDADE (Isaías 6:1-7)

- Nesta passagem vemos a santidade transformando a moral de Isaías do mal para o bem. 

1. A Santidade de Deus 
a. A Santidade é a qualidade de Deus que faz d’Ele completamente diferente desde a Sua criação. Ele é o Outro Santo. 
b. A santidade é o resumo daquilo que Ele é. Ele e Ele somente é Santo “Não há ninguém santo como o SENHOR” (I Samuel 2:2) 
c. Ele é o Criador, tudo é Sua criação e não há criatura ou coisa que é igual a Ele. 
d. A Sua Santidade não significa simplesmente perfeição moral. Ele não é Santo justamente porque é moralmente perfeito. 
e. Ele é santo porque Ele somente é Deus e Ele é Deus porque Ele somente é Santo. 
f. Ele não tem a santidade – Ele Próprio é Santidade – Santidade não é uma entidade separada ou uma coisa fora d’Ele Próprio. 
g. Onde não há Deus não há Santidade e onde não há Santidade não há Deus. 
h. A diferença de significados do termo “santidade”: 
Inglês – Holiness = Completamente 
Português – Santidade = Plenitude, puro 
Tsonga (Shangaan) – Vukwetsimi = Brilhando 
Zulu – Ubungewele = Plenitude 
Nhluwuleko = Separado 
Pedi – Bokgetwa = Separado 
Tswana – Moya o Boitshepo = Espírito da Verdade 
Sutho – Bohalaleli = Brilhando 
Afrikaans – Heilig = Puro/Perfeito 

 2. Santidade Cristã 
a. A Santidade Cristã é possível somente pela revelação de Deus – Isaías viu o Rei (Isaías 6:5). 
b. A Santidade Cristã é a santificação (purificação e separação) dos crentes pelo Espírito Santo através de Jesus Cristo. 
c. Esta santificação/brilhante/fidedígna começa na conversão quando somos separados dos nossos pecados e separados para Deus. (João 1:12). 
d. Esta santificação/brilhante/fidedígna, continua a crescer depois da nossa conversão, quando nós caminhamos lealmente na luz, até chegarmos á segunda crise quando nos separamos dos nossos pecados, que são o posicionamento do velho homem interiormente, homem/pecador natural/inato” e nos separamos para Deus interiormente. 
e. Depois da segunda crise de santificação completa, a nossa santificação/brilhante/fidedígna” continua a crescer de glória para glória e de graça para graça todos os dias assim como Ele nos dirige. 
f. A santificação completa não nos faz como Deus, Cristo ou Espírito Santo, mas ela nos faz parecidos com Jesus Cristo – Semelhantes a Cristo.
g. Assim como o crescimento glorioso continua a tomar parte, nós cantamos alegremente este coro: Todos os dias com Jesus é tão doce do que o dia anterior Todos os dias com Jesus, é tão doce do que o dia anterior Jesus Salvou-me e protege-me, É a Ele que aguardo Todos os dias com Jesus, é tão doce do que o dia anterior 
h. Este é o ‘Santo de Israel’ que Isaías viu naquela grande visão que transformou o seu estilo de vida (Isaías 6) 

3. Santidade E A Vida Ética É Para Os Santificados Porque 
a. Eles sabem, pelas Santas Escrituras, o bem que eles podem fazer e o mal que eles não devem fazer (Miquéias 6:8). 
b. O código da conduta deles não está somente escrito na Bíblia, isto está também colocado nos seus pensamentos e escritos nos seus corações. (Jeremias 31:31-34)  
c. A consciência dela foi modificada pelo sangue de Jesus Cristo e lhe tornou muito sensível para o mal e o bem. 
d. A moral de Isaías e a ética de vida não era desejosa, embora ele estivesse no ministério, até que a sua consciência foi despertada e purificada (Isaías 6:56). “A boa consciência é aquela que foi iluminada pelo Espírito da verdade, e... fez a sua decisão conforme os padrões da Santa Palavra de Deus” (H. Orton Wileg) 
e. A sua santificação aconteceu quando ele orava no altar chorando: “Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio dum povo de lábios impuros; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!” 
f. Com “uma brasa viva, que havia tirado do altar com uma tenaz. Deus tocou a vida de Isaías e expiou para os seus pecados. 
g. A brasa de carvão mudou-o para a brasa do crente brilhando quente-vermelho no fogo de santidade como brilha o aço no calor do fogo. 

Conclusão:
- Você ouve este coro celestial de Serafins cantando? “Santo, santo, santo é o Senhor Todo Poderoso; Toda a terra está cheia da Sua glória”
- Enquanto canta, o Senhor está revelando alguma necessidade espiritual na sua vida? Se sim, gostaria de lhe encorajar a chegar no altar 

Obs.: Se você sentir em seu coração de nos abençoar, faça uma contribuição...
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL / AGENCIA 0299 / CONTA 88803-5 / OPERAÇÃO 013
Ou clique nas propagandas do Blog...

Nenhum comentário:

Postar um comentário