19 agosto 2019

QUANDO DEUS QUER AGIR

- Desde o início da criação, o Senhor tem agido soberanamente sem que nada possa impedi-lo. Em Gênesis 1.1, vemos o Seu Espírito Santo movendo-se sobre as águas.
- Ele criou todo o universo e as leis da natureza, e moldou o homem de uma forma especial, colocando- o como coroa da criação.
- AGIR É: Praticar ou efetuar alguma obra na qualidade de agente. Significa realizar, operar, atuar.

I. O AGIR DE DEUS SOBRE A NATUREZA:
1 - Ele criou a luz e separou -a das trevas
Deus mandou aparecer a luz num momento em que havia trevas sobre toda a extensão do abismo, e a terra até então era sem forma e vazia. Deus viu que a luz era boa e, por isso, separou a luz das trevas (Gênesis 1.1-4).
2 — Ele separou as águas
No segundo dia, Deus fez separação entre águas, e águas e a expansão dos Céus (Gênesis 1.5-8).
3 — Ele criou a terra seca, os mares e as arvores
No terceiro dia fez a separação entre as águas e a terra seca, criou as árvores frutíferas segundo a sua espécie, e o campo (Gênesis 1.9-12).
4 — Ele criou os grandes luminares, criou o dia e a noite No quarto dia, Deus mandou que aparecesse o Sol, a lua e as estrelas e separou o dia da noite. Criou as estações (Gênesis 1.14-19).

II. O AGIR DE DEUS SOBRE AS ALMAS VIVENTES:
1 — Deus criou os animais marinhos, os répteis e as aves Tudo isto Deus criou no quinto dia após o aparecimento da luz (Gênesis 1.20-22). Deus mandou que as águas produzissem em répteis com abundância e que as aves se multiplicassem, conforme a sua espécie (v. 2fl, e ordenou, dizendo: “Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas dos mares; e as aves se multipliquem na terra’ (v. 22).
2 —A criação dos animais e do homem
- No sexto dia, o homem foi criado à imagem e à semelhança de Deus, e colocado como a coroa da criação. Em seis dias, criou Deus todo o universo e pôs nele o homem (vv. 27,28).

III. ALGUNS EXEMPLOS DO AGIR DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO:
1 — Ele agiu na vida de Abraão
- Prometeu abençoá-lo grandemente (Gênesis 12.1,2), mas essa promessa só se cumpriu 25 anos mais tarde, depois que o patriarca e sua esposa Sara já estavam muito velhos, pois, conforme diz em Gênesis 18.14, não há coisa nenhuma difícil para o Senhor.
- Ninguém poderá impedir que Ele realize qualquer milagre.
- Em Gênesis 2l.1,2, lemos que, no tempo determinado, Sara deu à luz um filho, contrariando, assim, toda a lei da natureza.
- Se Deus quiser operar milagres, nada o poderá impedir.
2 — Ele agiu na vida de José
- Filho muito amado de Jacó (Gênesis 37.3), José era invejado por seus irmãos, que o venderam para uma caravana de ismaelitas (Gênesis 37.25-27), e estes venderam-no como escravo no Egito.
- Ele sofreu injustiças na casa de Potifar, capitão da guarda de Faraó, e foi jogado no calabouço.
- Mas Deus o tirou de lá e o exaltou, fazendo dele governador do Egito. Se Deus quiser abençoar o Seu povo, ninguém poderá impedir.
3 — Ele agiu na vida de uma viúva em Sarepta
- Esta mulher apanhava lenha para preparar o último bolo para ela e o filho comerem e depois morrerem (1 Reis 17.12).
- O profeta Elias pediu que ela o servisse primeiro, preparando-lhe um bolo, e entregou a promessa de Deus para ela: a farinha da panela e o azeite na botija não mais acabariam até que a chuva caísse novamente sobre a terra.
- A mulher creu e obedeceu. E por isso o Senhor cumpriu na vida dela as palavras do profeta, abençoando-a com abundância de víveres mesmo em meio à seca.

IV. NINGUÉM PODERÁ IMPEDIR A OPERAÇÃO DO SENHOR:
1 — Ninguém há que o possa resistir (2 Crônicas 20.6:
2 — Nenhum dos seus pensamentos pode ser impedido (Jó 42.2);
3 — Deus falou, e tudo apareceu (Gênesis 1.3; Salmos 33.9);
4 — Só Ele é Deus (Salmo 86.8-10; Salmos 115).

CONCLUSÃO:
- A vida do homem sem Deus pode estar como a terra no seu estado original, sem forma, vazia e em trevas.
- Porém, basta um agir do Senhor para que tudo se torne luz, a vida tenha uma nova forma, um novo rumo, e esteja cheia do poder do Espírito Santo.
PrSilasMalafaia
Obs.: Se você sentir em seu coração de nos abençoar, faça uma contribuição...
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL / AGENCIA 0299 / CONTA 88803-5 / OPERAÇÃO 013
Ou clique nas propagandas do Blog...

Nenhum comentário:

Postar um comentário