03 janeiro 2019

COMPROMISSOS NECESSÁRIOS (Salmos 84)

- A partir da leitura do Salmo 84 podemos derivar algumas convites ao leitor moderno.

1. Precisamos de um compromisso com a Igreja de Deus.
- Nosso compromisso com a igreja deve resultar do nosso compromisso com o Deus da igreja (verso 1).
- Devemos ir além do ritual, como peregrinos do coração (verso 5) que tiram alegria até da adversidade (simbolizada na aridez do vale do Baca) ou mesmo da rotina
- A igreja será um lugar insubstituível se nela a Palavra de Deus foi lida e explicada, com o convite a que cada um aplique na sua vida.
- A igreja será relevante se permitir e estimular que as pessoas tenham comunhão e sejam mutuamente fortalecidas.
- A igreja valera se foi efetivamente usada por Deus para multiplicar a sua graça pelo mundo. 
- A igreja deve ter um lugar no nosso coração se for uma referência de justiça no tempo e no lugar em que estiver.

2. Precisamos de um compromisso em confiar em Deus.
- Não precisamos confiar na igreja, que significaria confiar em nós mesmos, em outros poderes humanos ou instituições humanos.
- Elas precisam de nossa cooperação, não de nossa confiança.
- Precisamos renovar nosso compromisso em confiar em Deus? Como sabemos se confiamos nEle. O teste é: se confiamos nEle, descansamos nEle.
- Quem confia não espera em Deus por ser digno, mas procura ser digno por que confia em Deus.
- Não somos abençoados por sermos retos. Somos retos porque confiamos. Não precisamos "usar"as pessoas, porque Deus nos proverá.

3. Precisamos de um compromisso com uma vida íntegra
- A participação na igreja (peregrinação até o templo) precisa desembocar numa conduta digna (verso 11). A experiência do culto deve ir além do momento.
- O culto deve nos ensinar a viver uma vida digna do Evangelho. Cada culto deve ser uma experiência de autopercepção de nossa indignidade e um desejo por santidade.
- Nossa participação na igreja reunida deve nos fortalecer para vivermos pela força de Deus. - Podemos viver sozinhos ou ser fortalecidos mutuamente na e pela comunidade. Dela participando, fortalecemos os outros.
- Nossa experiência de adoração coletiva deve nos capacitar para enfentar, individualmente, as adversidades com fé inabalável. 
- Se o culto é uma visão da glória de Deus e levamos esta visão para a vida, no dia a dia, esta visão continuará conosco, de modo a vermos os problemas como Deus os vê.
- Tudo o que cantamos e tudo o que ouvimos no culto só terá valor se nos capacitar a ter uma ética peregrina (focada em Deus, não nos nossos direitos)

Obs.: Se você sentir de nos abençoar, faça uma contribuição...
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL / AGENCIA 0299 / CONTA 88803-5 / OPERAÇÃO 013
Ou clique nas propagandas do Blog...

Nenhum comentário:

Postar um comentário