12 fevereiro 2018

EM DEUS NÃO HÁ MEIO TERMO! (Josué 24. 14-16)

O capítulo 24 do livro de Josué traz as suas palavras de despedida ao povo de Israel. No contexto dessas palavras encontramos o texto lido, que é uma renovação da aliança do povo com o Deus Todo Poderoso.
- O povo agora estava de posse da vitória. Acabara de entrar na Terra prometida e tudo o quanto Deus dissera, se cumpriu. Atentemos para as palavras do versículo 13 deste mesmo capítulo:“Dei-vos a terra que não trabalhastes e cidades que não edificastes, e habitais nelas; comeis das vinhas e dos olivais que não plantastes”.
- Uma aliança é feita entre duas partes. Deus havia cumprido a parte dele, mas Israel aqui e acolá falhara em cumprir a sua, voltando para as práticas idólatras, aprendidas no Egito.
- O problema da infidelidade do povo de Deus não é novo. Mesmo em nossos dias, conseguimos enxergar essa prática maligna. Como diz Jeremias em Jr 2.13: “Dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas”. Percebemos um lamento de Deus, nas palavras do seu profeta. A tendência de abandonar o Senhor é antiga.
- A passagem de Josué que lemos no início, nos dá conta dessa triste realidade. Do mesmo jeito que Deus agiu no passado, age nos nossos dias, porque ELE É FIEL e não pode negar-se a si mesmo. Tudo que temos que fazer é confiar tão somente nele, recorrer somente a ele e esperar inteiramente nele, esta é nossa parte na aliança.
- A nossa responsabilidade como povo escolhido por Deus, implica em três atitudes, das quais não podemos fugir:
1- Temer ao Senhor – v.14a
2- Servir ao Senhor somente – vs. 14b e 15a
3- Escolha ao Senhor – v. 15b

CONCLUSÃO:
- O que o Senhor está requerendo de nós hoje?
1- Precisamos restaurar o temor do Senhor em nosso coração, que é o princípio da sabedoria.
- Pense nisso sempre que tiver que sair e entrar; ir e vir; deitar e levantar; comprar e vender; trabalhar e se divertir – lembre-se: não há um só lugar em que possamos nos esconder de Deus.

2- Afinal, a quem queremos servir?
- Será que verdadeiramente temos servido ao Senhor com integridade e fidelidade de coração?

3- Faça como Josué, decida-se hoje, ratifique a sua aliança com o Deus Todo Poderoso e diga: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor!”.

Obs.: Se você sentir de nos abençoar, faça uma contribuição...
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL / AGENCIA 0299 / CONTA 88803-5 / OPERAÇÃO 013
Ou clique nas propagandas do Blog...

Nenhum comentário:

Postar um comentário