23 junho 2017

O SALMO 91

- As vezes, “as vezes”? Quase toda a hora muitos ignoram a existência do mundo espiritual, desprezam o por das trevas e o poder do próprio Deus.
- O Salmo 91, aquele que muitos em um “folclore cristão” deixam abertos sobre suas estantes em suas casas, relata uma batalha diária entre Deus e o Diabo por você!
- Nos versículos de 3 á 10 são narradas as artimanhas de Satanás para derrubar os cristãos:

1. Laço 
- São as armadilhas e tentações que nos são apresentadas com o intuito de nos fazer cair. A Bíblia relata em 1 Corintios 10.13 as tentações virão, mas não serão maiores do que podemos suportar. 
- Jesus foi tentado, venceu e nos ensinou a vencer.

2. Terror Noturno 
- São os tormentos, pesadelos e opressões lançados para que durante a noite não possamos descansar. 
- Com a mente cansada somos mais susceptíveis aos ataques do inimigo, o campo de batalha da Batalha Espiritual é a mente do homem.

3. Seta 
- Assim como na noite ele lançara seus dardos inflamados (Efésios 6.16) para tentar nos ferir. 
- Ele sabe que um ferido na guerra ocupa pelo menos dois soldados para cuidar dos ferimentos.
- Refletindo: mais feridos -> menos soldados batalhando.

4. Peste 
- Tem haver com o espírito de morte que assola durante a noite.
- Na noite há a legalidade para que as forças das trevas (demônios) hajam sem restrições. 
- Lembre-se o mundo jaz no maligno, ele tem poder para agir. Jesus foi enviado e comparado a luz (João 3.19), quando falamos do cristão ele é comparado com a luz (Mateus 5.14). 
- As trevas são o domínio de Satanás.

5. Mortandade 
- Não é por que ele manifesta-se mais na noite que você descuidará durante o dia! 
- Satanás está ao derredor como um leão envolva da presa (1 Pedro 5.8), aquele que não se proteger será essa presa.

6. Os que caem 
- Aqui nos versículo 7 e 8 vemos que aqueles que caem são os que são atingidos pelas artimanhas acima.
- Eles são os que não confiam no Senhor, aqui falo de ateus, falsos cristãos, hipócritas e toda sorte de incrédulos mundo afora.
- Contudo o que crê no Senhor não cai, não porque está isento de provações, mas porque o Senhor o fortalece e sua alma não se rende. 
- Ao olharmos contemplaremos a diferença do que serve ao Senhor e o que não serve.

7. Memória 
- Aqui no versículo 9 salmista relembra o porque da vitória sobre as tentações.
- O Senhor é a nossa morada, nossa proteção.

8. Praga 
- Satanás irá tentar nos derrubar mesmo após uma vitória.
- Devemos vigiar e confiar.
- Este versículo também fala da proteção que Deus proporcionará para a nossa família, i.e. “tua tenda”.

Conclusão:
- Na sequência do abençoado texto ele salienta que o Senhor ordena a nossa proteção para os seus anjos. Muitas pessoas dizem que Deus esqueceu delas, mas não sabem que Deus não se esquece, a misericórdia Dele é grande o suficiente para relevar muitos de nossos erros afim de que possamos ter mais uma oportunidade de salvação em Jesus. Agora você está sendo guardado por miríades de anjos do Senhor e não sabe! Agradeça já.
-Deus garante a nós algo que ninguém neste mundo físico e nem no espiritual pode fazer. Veja o versículo 15.
- Geralmente só chamamos a Deus em angústia e sofrimento, mas Deus não fala só deste momento. Angustia e sofrimento em especial, pois, Ele é o nosso refúgio, fortaleza, rocha, abrigo e proteção (Salmo 46); contudo Deus quer que o invoquemos em espírito e em verdade (João 4.23) também para agradecer, louvar, conversar, sim Ele gosta de conversar conosco!
- E finalizando o salmo faz uma promessa que sempre nos lembrará do Seu amor: a salvação.
- A salvação é o conjunto de todas as ações de Deus em Jesus através do Espírito Santo em favor dos homens.

Obs.: Se voce sentir de nos abençoar...
CAIXA ECONOMICA FEDERAL / AGENCIA 0299 / CONTA 88803-5 / OPERAÇÃO 013

Nenhum comentário:

Postar um comentário