19 junho 2017

ANGÚSTIA NOSSA DE CADA DIA

- Toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora – Romanos 8.22.
- Vamos refletir sobre o fato de que, desde os primeiros instantes de vida até à morte, todos experimentam esse sentimento denominado “angústia”: Angústia de fome, angústia de dor, angústia de afeto, angústia de frio e de calor, angústia de canseira, angústia de amor, angústia de perda, angústia de vida e de morte… e vai por aí afora.
- Se a angústia é inevitável, qual significado nós podemos lhe dar, quais LIÇÕES podemos extrair dela?
- O que a Bíblia nos fala desta “Angústia nossa de cada dia?”.

1. A ANGÚSTIA NOSSA DE CADA DIA NÃO É “PRIVILÉGIO” DE NINGUÉM
- Toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora – Romanos 8.22.

2. A ANGÚSTIA PODE ESTAR FAZENDO PARTE DA DISCIPLINA DE DEUS
- Assim diz Ezequias: Este dia é dia de angústia, de disciplina e de opróbrio; porque filhos são chegados à hora de nascer, e não há força para dá-los à luz – 2 Reis 19.3.

3. A ANGÚSTIA TEM O POTENCIAL DE NOS APROXIMA DA PALAVRA DE DEUS
- Antes de ser afligido, andava errado, mas agora guardo a tua palavra – Salmos 119.67.
- O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica – Salmos 119.50.

4. A ANGÚSTIA PODE NOS LEVAR A CONHECER MELHOR O NOSSO DEUS
- Algumas das qualidades do nosso Deus que podemos conhecer em momentos de angústia, são:
1 – O Senhor é bom: O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam – Naum 1.7.
2 – O nosso Deus é Deus de livramento: Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás – Salmos 50.15.
3 – O nosso Deus é acessível: Mas, quando, na sua angústia, eles voltaram ao SENHOR, Deus de Israel, e o buscaram, foi por eles achado – 2 Crônicas 15.4.
4 – O nosso Deus é Deus que responde e anda conosco: Levantemo-nos e subamos a Betel. Farei ali um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia e me acompanhou no caminho por onde andei – Gênesis 35.3.

5. A ANGÚSTIA NOS PERMITE CONHECER OS VERDADEIROS AMIGOS
- Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão – Provérbios 17.17.

6. A ANGÚSTIA NOS ENSINA A TER ATITUDE
- Se te mostras fraco no dia da angústia, a tua força é pequena – Provérbios 24.10.

7. A ANGÚSTIA REVELA QUEM TEM “RAIZ” E QUEM NÃO TEM
- [Quem] não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza – Mateus 13.21.

8. A ANGÚSTIA NUNCA SERÁ MAIOR QUE O AMOR DE CRISTO
- Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? – Romanos 8.35.

9. JESUS SOFREU POR NÓS A MAIOR DE TODAS AS ANGÚSTIAS
- E, levando consigo a Pedro, Tiago e João, começou a sentir-se tomado de pavor e de angústia. E lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai. E, adiantando-se um pouco, prostrou-se em terra; e orava para que, se possível, lhe fosse poupada aquela hora. E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres – Marcos 14.33-36.

Conclusão
- A “angústia nossa de cada dia” não precisa ser, necessariamente, uma experiência negativa em todos os seus aspectos.
- Muitas lições podemos extrair destes momentos difíceis. O próprio Filho de Deus padeceu angústia, por nós.

PrRonaldoFranco

Obs.: Se voce sentir de nos abençoar...
CAIXA ECONOMICA FEDERAL / AGENCIA 0299 / CONTA 88803-5

Nenhum comentário:

Postar um comentário