30 abril 2017

REDENÇÃO PARA A ALMA

1- HERANÇA DO PECADO
- Toda a criatura humana herda do seu primogenitor uma natureza pecaminosa; o pecado priva-o da esperança e de Deus. "Por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim, a morte passou a todos os homens.
- Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus... A alma que pecar, essa morrerá... Sem derramamento de sangue, não há remissão" (Romanos 5.12; 3.23; Ezequiel 18.4; Hebreus 9.22).

2- TEMPO DA LEI
- Mas Deus, na sua misericórdia, providenciou para que um substituto derramasse o seu sangue e desse a sua vida por nós.
- Na antiga dispensação, em substituição do pecador, era imolado um cordeiro e o seu sangue aspergido sobre o altar. Deus dissera: "A vida da carne está no sangue, pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas: porquanto é o sangue que fará expiação pela alma" (Levítico 17.11).

3- TEMPO DA GRAÇA
- Na nova dispensação o Cordeiro de Deus, Jesus Cristo o Seu próprio Filho, tomou o nosso lugar, derramado o Seu sangue e dando a Sua Vida na cruz pelos nossos pecados. "Ele foi ferido pelas nossas transgressões, moído pelas nossas iniquidade: o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados. 
- Todos nós andamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre Ele iniquidade de nós todos" (Isaías 53.5,6).

4- Autor da Graça
- Jesus disse: "Isto é o meu Sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados" (Mateus 26.28). "Porque foi do agrado do Pai que toda plenitude n'Ele habitasse; e que, havendo por Ele feito a paz, pelo Sangue da Sua Cruz, por meio d'Ele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas..."´; "Em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu, nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" (Colossenses 1.19-20; Atos 4.12).

a - O ÚNICO MEIO DE NOS APROXIMARMOS DE DEUS, É POR MEIO DE SEU FILHO. 
- Jesus disse: "Eu sou o Caminho, e a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai, senão por Mim" (João 14.6).
- Havendo Jesus feito, por Si mesmo, a purificação dos nossos pecados, "assentou-se à destra da Majestade nas alturas... Por seu próprio Sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado a nossa eterna redenção. Portanto, pode salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles" (Hebreus 1.3; 9.12; 7.25).

b - JESUS INSISTE CONOSCO: 
- "Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei... O que vem a Mim, de maneira nenhuma o lançarei fora... Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a Minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo" (Mateus 11.28; João 6.37; Apocalipse 3-20).

c - O PAI ANSEIA TER COMUNHÃO CONOSCO
- "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça... O Sangue de Jesus Cristo, Seu Filho, nos purifica de todo o pecado" (1 João 1.9,7).
- Queres arrepender-te dos teus pecados e vir a Jesus para que Ele te purifique?

CONDIÇÃO PARA O HOMEM
- "Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus O ressuscitou dos mortos, serás salvo;visto que, com o coração, se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação" (Romanos 10.9,10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário