27 abril 2015

A HONRA DE SER MÃE (Gênesis 3.20)

• A mãe está sempre fazendo mais... pena que o mundo atual não respeita o grande papel das mães.
• Todavia, Deus dá grande honra em ser mãe e Deus também convoca a todos a que honrem às mães.

I. Deus tem honrado às mães
- Quando Deus criou o homem e a mulher, segundo o livro de Gênesis 3.20, Adão deu à ela o nome Eva, porque ela seria a mãe de toda a humanidade.
- A mulher que é mãe, então, reflete em seu ser, algo do poder criativo de Deus. Porque somente Deus pode dar a vida, mas a mãe possui um reflexo desse poder.
• A mãe não é criadora da vida, mas ela é o instrumento usado por Deus para trazer vida nova ao mundo.
• Veja como Deus tem honrado às mães: Ele compartilha com elas o Seu poder criativo... por isso que elas devem ser honradas.
- Considere o ponto alto desta realidade, que foi o fato da encarnação do Senhor Jesus Cristo.
- A forma mais elevada em que Deus tem honrado às mães é usar a uma delas para trazer Jesus, o Seu Filho, ao mundo.
- Quando o anjo apareceu a Maria para anunciar o nascimento de Jesus, ele disse: "Salve,agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres". O anjo estava dizendo: "Maria, você é muito abençoada. O Senhor está com você" (Lc 1.28). Deus abençoou a Maria, e a todas as mulheres, usando-a para trazer Jesus a este mundo.
- No catolicismo romano se usa o título Mãe de Deus para referir-se a Maria, mas este título não é correto.
- Maria não é a mãe de Deus, porque Deus sendo Deus, não pode ter mãe; Ele sempre existiu, Deus é eterno... Porém é fato: Maria foi mãe de Jesus em Sua humanidade. Maria foi mãe da natureza humana de Jesus, mesmo que Sua natureza divina sempre tenha existido.
- Então, não vamos cometer o erro de pensar em Maria como mãe de Deus, devemos reconhecer, isto sim, que ela foi a mãe de Jesus...
- As mulheres então, elas tem recebido uma honra que não tem sido dada aos homens - a honra de que uma delas foi usada para trazer o Filho de Deus ao mundo.
- Mamães: o Deus Eterno, Criador e Sustentador de todas as coisas, honra a cada uma de vocês.

II. Deus também convoca a todos para honrar às mães
• Em primeiro lugar, Deus convoca os maridos para honrar às mães.
• O marido deve apreciar e apoiar a esposa.
• É de lamentar que em tantas partes do mundo a mulher seja vista como a empregada doméstica.
- Para ser honesto, tem muito homem que no dia em que casou, no momento de repetir os votos matrimoniais, deveria ter dito: "Eu aceito esta mulher como minha cozinheira particular" ou "como minha arrumadeira pessoal". Assim, a noiva teria logo a oportunidade de dizer: "Ei, espere um pouco! É verdade que eu vou cozinhar, vou lavar a louça, vou arrumar a casa... mas não sou sua empregada - vou ser sua esposa. Você terá que amar-me!"
- A Bíblia ensina exatamente isto, lemos em 1Pd 3.7: "Maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações". A esposa não existe para ser usada pelo marido, pelo contrário, a tarefa do marido é apoiar a esposa.
• A atitude do homem para com a esposa, há de ser como a atitude de um jardineiro para com uma flor bonita no jardim.
- Um jardineiro tem muito cuidado com a flor, justamente por sua delicadeza e fragilidade, então ele dá o maior cuidado à flor... faz isso para que ela possa se sobressair em toda a sua beleza.
- Assim é o marido que ama a Deus, ele jamais se aproveita da fragilidade da esposa... masbusca maneiras de ajudá-la.
• Os filhos também deverão honrar as mães.
- Lemos isto em Pv 15.20: "...o filho sem juízo despreza a sua mãe". É uma grande falta de sabedoria menosprezar a mãe, quaisquer que tenham sido seus erros ou suas falhas; mas é sábio, é certo, respeitar e honrar a mãe.
- Por sua vez, compete a mãe apreciar a intenção dos filhos em honrá-la.
Ilust.: Contamos uma estória: No dia das mães, de alguns anos atrás, dois meninos deram à sua mãe uma planta num vaso de barro como presente. Mas, com cara triste, os meninos disseram: "Mamãe, havia uma linda flor sobre o vaso, mas infelizmente quando vínhamos para casa a flor se quebrou e por isso só pudemos trazer o vaso. A mãe, como toda a mãe é, demonstrou alegria em receber o vaso. Algum tempo depois, do pequenino toco que havia ficado no vaso surgiu uma linda flor que era a mais bela de todas.
- Isto me lembra que Deus faz o mesmo conosco e nesta mensagem sobre o dia das mães somos levados a refletir que não importa situação: Porque há esperança para a árvore, que se for cortada, ainda torne a brotar, e que não cessem os seus renovos. Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó, contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova. (Jó 14:7-9)
• Agora, tem Deus uma mensagem para as mães também? Sim!

III. Deus convoca as mães a ser dignas de honra
• Aos maridos e filhos cabe honrar a mãe, qualquer que seja seu caráter. Todavia, Deus quer que as mulheres, por sua vez, se esforcem em ser dignas da honra que recebem.
- Como se pode fazer isto? Lemos na Bíblia, em Pv 31.30: "A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada".
- Não importa se você, mulher, pode vestir a última moda, se tem um corpo escultural ou se parece top model... tudo isso é passageiro - o que Deus preza é o coração... o coração é que precisa ser belo.
- Há homens que buscaram beleza exterior na mulher, casaram e hoje estão arrependidos, porque poderiam ter casado melhor... aliás, dizem que 99% da beleza feminina sai com água e sabão.
- Agora, a verdadeira beleza da mulher, que está no coração temente a Deus, no coração que respeita a Deus, que adora a Deus... esta beleza não se perde em meio a rugas, nem em meio a cabelos brancos ou a celulites, ao contrário, se torna mais e mais exuberante com o passar dos anos!
- Se você quer ser realmente bela, você que é mulher e mãe, então, teme a Deus, obedeça a Deus, busque mais a Deus, passe tempo com Ele, seja uma "caçadora" de Deus. Assim você será realmente bonita e digna de elogio.
• A mãe também se mostra digna de honra tomando a sério o seu título de mãe.
- Lemos em Pv 31.27-28, algo sobre a mulher ideal: "Ela nunca tem preguiça e está sempre cuidando da sua família. Os seus filhos a respeitam e falam bem dela, e o seu marido a elogia".
- Infelizmente, há muitas mulheres modernas que não consideram o ser dona de casa como algo honroso. Nossa cultura, e muitos maridos não reconhecem o importante trabalho que faz a mulher ao cuidar da casa e da criação dos filhos.
- Entretanto, esse é o trabalho mais precioso que vocês podem fazer!
- Se é necessário que a mulher trabalhe fora de casa, Deus não a proíbe. É nobre que ela apóie o marido no sustento da família... a mulher, porém, só não pode se esquecer disto: que seu trabalho mais importante, é o cuidado dos filhos que Deus lhe tem confiado.

Conclusão
- Um famoso pregador, de outra geração, teve quatro filhos, e todos também se tornaram pregadores. Já imaginou como devia ser o jantar na casa dele? Em certa ocasião, um visitante perguntou a um dos filhos quem era o melhor pregador da família, imaginando que o famoso pai fosse o indicado. Porém, sem pensar muito, o filho respondeu: "É minha mãe".
- Você que é mãe tem uma grande oportunidade: a de pregar os princípios de Deus com sua vida, com seu exemplo e com seus conselhos à sua família.
- Mãe: Deus a honrará por fazer isso.



SidineiEgonSimon

Nenhum comentário:

Postar um comentário