31 janeiro 2015

COLUNAS QUE SUSTENTAM A NOSSA CASA ESPIRITUAL (Provérbios 9.1-10)

- Coluna: É uma peça usada na arquitetura para sustentar o edificio e a cobertura para que ele não venha cair. (1Tm 3.15). Se eu tardar, saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo coluna e esteio da verdade.

1º Coluna do sacrifiçio: 
- Fala da renunçia que precisamos fazer para seguir a Jesus. (Mt.16.24) 
- Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me. (Hb.2.3) Como escaparemos nós se não atentarmos para um tão grande salvação. 
- Ainda fala da maneira como apresentarmos o nosso corpo em sacrifiçio ao Senhor. (Rm.12.1.2) Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 
- E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. O Apostolo Jõao nós adverte dizendo. (1.Jõao.2.15) Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 
- “Tem muitos que ainda não tem firmeza espiritual porque estão ligado com o mundo”

2º Coluna da obediençia: 
- Fala da maneira que cada um de nós nus comprometemos com a palavra de Deus. (Ap.1.3) Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.
- Irmãos Deus nãos nós chamou para sermos um super crente ou mega crente, Ele nós chamou para viermos em obediençia a sua palavra. (Mt.7.24) Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.
- Todo filho obediente tem a benção do Pai, Adão e Eva perdeu o direito de morrar no Edêm porque desobeceu ao Senhor, nós temos promessas de morar no jardim celestial para tanto o caminho é a obediençia. (Tg.1.22.23)E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural.
- “Infelizmente hoje temos muitos que ouve a palavra, mais praticante muito pouco”

3º Coluna do desejo:
- Fala do desejo de sempre querer mais de Deus e da sua palavra. (João.7.37.38) Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 
- Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva.
- O Senhor Jesus nunca obrigou a niguem o seui-lo tem que ser de livre e espontanea vontade. (Mt.16.24) Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me. O que sustenta a nossa casa espiritual e o desejo de sempre querer mais de Deus. (Sl.63.1) Ó Deus, tu és o meu Deus; ansiosamente te busco a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja.
- Quando nós temos desejo de Deus e de sua palavra nós servimos a Ele com alegria. (Sl.100.2.3) Servi ao Senhor com alegria, e apresentai-vos a ele com cântico. Sabei que o Senhor é Deus! Foi ele quem nos fez, e somos dele; somos o seu povo e ovelhas do seu pasto.
- “Não sirva ao Senhor constragido, mais sirva a Ele com alegria”

4º Coluna do nosso andar:
- Fala da nossa maneira de proceder e conviver vom os irmãos e com a sociedade. (Ef.5.15.16) Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus.
- O que sustenta nossa casa espiritual e viver uma vida sem motivo de escânda-lo, mais brilhando como verdadeiro Cristão. (Fl.2.15) Como filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo. Queirdos devemos ter o cuidado com a nossa maneira de conviver com a sociedade para não escandâlizar a obra de Deus. (1.Cor.10.31) Não vos torneis causa de escânda-lo nem a judeus, nem a gregos, nem a igreja de Deus.
- Temos que seguir o que Jesus disse ao nosso respeito. (Mt.5.16) Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
- “Se nós formos realmente luz neste mundo, muitos conheceram Jesus atraves de nós”

5º Coluna da sabedoria:
- Fala da capacidade de cada um de nós entender as coisa corretamente, e julga-la como ela é. (Pv.3.13) Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento. Temos que saber o que convem falar e a quem falar. (Sl.37.30) A boca do justo profere sabedoria; a sua língua fala o que é reto. 
-Como servo do Senhor nós não podemos vier por ai falando qualquer coisa, ate mesmo maus uns dos outros. (Pv.10.13) Nos lábios do entendido se acha a sabedoria; mas a vara é para as costas do que é falto de entendimento.
- Tem pessoas que falam demais, e depois paga um preço por não guarda a sua lingua, devemos ter muito cuidado com a nossa ligua. (Tg.1.26) Se alguém cuida ser religioso e não refreia a sua língua, mas engana o seu coração, a sua religião é vã.
- Devemos seguir o conselho de Paulo a Tito. (Tito.2.8) linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se confunda, não tendo nenhum mal que dizer de nós. Façamos todos os dias a oração do Salmista Davi. (Sl.141.3) Põe, ó Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta dos meus lábios.
- “O que abre muito a sua boca, depois a de ouvir aquilo que não desejaria”

6º Coluna do temor:
- Fala do respeito e a reverençia que prestamos a Deus e a sua palavra. (Sl.111.10) O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; têm bom entendimento todos os que cumprem os seus preceitos.
- Que teme a Deus sera abençoado na sua familia, o temor é uma coluna que sustenta tanto a nossa casa espiritual como a nossa casa familiar. (Sl.128.1-3)Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem.
- A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa. Quando o homem teme a Deus ate seus dias de vida serão acrescentados. (Pv.10.27) O temor do Senhor aumenta os dias; mas os anos os ímpios serão abreviados.
- Quer ter vida espiritual e material abençoada aprenda a temer a Deus. (Ecl.12.13) Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é todo o dever do homem.
- “O que leve o construtor a fazer um boa base para levantar o edifiçio, é o medo que o predio caia, se voçe não quer que sua casa espiritual caia teme a Deus”.

7º Coluna do amor:
- Fala da maior base que possa sustentar a vida espiritual de cada Cristão. (1.Cor.13.1-3) Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.
- E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
- E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é o maior de todos os mandamentos, mais infelismemte poucos tem exercido este dom. (Mt.22.38.39) Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. 
- Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. É aquilo de mal que eu não quero para mim, não posso desejar a meu irmão, ou aquilo que meu irmão fez de mal a mim eu não posso fazer o mesmo a ele. (Lv.19.18) Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. 
- Eu sou o Senhor.Que possamos seguir o conselhodo Apostolo Paulo aos irmãos de Roma. (Rm.12.9.10) O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
- “Quer ser feliz por alguns minutos odeia e não perdoa, mais se queres ser feliz para sempre ame e perdoa”.

CosmeAlvesdosSantos


Um comentário:

  1. Pr. Abílio, é mensagem inspiradora e ao mesmo tempo contundente; vem de encontro ao coração do crente. Gostei das citações e comparações bíblicas e fui edificado pelas 7 colunas que temos que edificar na vida pessoal. Fraternal abraço!

    ResponderExcluir