10 agosto 2014

O PECADO, UM PROBLEMA DO HOMEM (2 Reis 5.1-19)

- Muitas vezes encontramos pessoas na vida que têm diferentes doenças, algumas muito mais severas que as outras.
- Naamã tinha uma doença grave que precisava de muita atenção. Ele parecia normal e ainda bem sucedido na presença dos outros ganhando favor do Rei mas ele tinha problemas.

1. O Pecado é mortal
a. A lepra é uma doença mortal quando não for tratada e é o mesmo com o pecado; ele pode destruir a vida de alguém.

b. A alma que pecar é que morrerá (Ezequiel 18:20)

2. O Pecado é contagioso
a. Leprosos como Naamã devem ser isolados e serem colocados uma sineta para advertir as pessoas que estão a ir ao encontro do seu estado sujo. Tal e qual a lepra, o pecado tem uma grande influência.

b. As pessoas que passamos o tempo com elas têm uma grande influência sobre nós. “Má companhia corrompe o bom caráter” (I Coríntios 15:33)

3. O Pecado tem cura
a. O sacerdote devia examinar a pele do leproso ou qualquer outro com doença e anunciar se está limpa ou suja dependendo da sua observação dos fatos. É a mesma coisa como hoje, desde que Cristo proporcionou a lavagem do pecado, mesmo os crentes como parte das pessoas escolhidas do real sacerdócio, uma nação santa (I Pedro 1:9), é detectar o pecado na sua própria vida e dizer que isto é pecado quando isto aparece primeiro.

b. Naamã em Samaria duma criada jovem e foi visitar Eliseu, o homem de Deus. Quando ele obedeceu as instruções dadas por Eliseu, ele ficou curado da lepra.

c. Paulo diz nos Romanos 7:24-25, “Miserável que eu sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte? Graças a Deus – por Jesus Cristo, nosso Senhor!”

d. Somos lavados pelo sangue de Jesus, “se, porém andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros; e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” (I João 1:7)

Conclusão:
- Há muitas pessoas no mundo que fazem o bem e ganham popularidade e favor das pessoas, mas nos seus corações há um problema que se chama pecado. Este pecado é mortal, contagioso, mas PODE ser purificado pelo Sangue de Jesus Cristo que é o perfeito Cordeiro de Deus. “Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. (João 1:29)
- Você está lavado no sangue de Jesus? Você pode ser lavado agora mesmo e ficar liberto para viver uma vida vitoriosa em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário