08 junho 2014

OS SETE MERGULHOS (II Reis 5:1-19)

- Naamã era um homem importante, um general do exército siro. No entanto era leproso e a lepra não tinha cura. De que adiante fama e renome quando temos um problema insolúvel em nosso vida? Talvez você não seja leproso, nem mesmo doente, mas tenha algo que o incomoda e tira a paz.
- Cansado de procurar solução para o seu problema, um dia ele soube que havia uma esperança: a oração de um homem de Deus. Mas para alcançá-la, teria que passar por um longo processo. Eliseu receitou para o general 7 banhos no rio Jordão. Podemos parafrasear esses banhos como sendo 7 passos que deveriam ser dados por Naamã e também por nós em direção à cura: 

1. LIVRAR-SE DO PRECONCEITO SOCIAL – Vs. 2 – ele precisou dar ouvido ao que disse uma simples menina escrava, sua empregada.

2. LIVRAR-SE DO PRECONCEITO FAMILIAR – Vs. 3 – ele precisou dar ouvido ao que disse sua mulher. Na época o homem era muito machista.

3. LIVRAR-SE DO PRECONCEITO RELIGIOSO – Vs. 3, 18 – ele se dispôs a encontrar com um profeta do Deus Verdadeiro, ainda que tivesse outra religião.

4. LIVRAR-SE DO PRECONCEITO DOUTRINÁRIO – Vs. 11 – ele achava que Deus tinha um método fechado de agir, por isso achou que Eliseu viria até ele com uma liturgia definida.

5. LIVRAR-SE DO PRECONCEITO CULTURAL – Vs. 12, 6:24 – ele achava seus rios melhor e mais limpos. Israel era um país inimigo, com quem ele estava sempre em guerra. Mas as diferenças precisaram ficar de lado.

6. LIVRAR-SE DO PRECONCEITO DE AUTO-SUFICIÊNCIA – Vs. 13, 15 – ele estava acostumado a pagar pelas coisas, pois tinha condições para isso. Mas a bênção de Deus não pode ser paga e, sim, aceita.

7. LIVRAR-SE DO PRECONCEITO PESSOAL – Vs. 14 – ele teve que expor sua lepra aos seus subordinados. Seu corpo ficava todo encoberto pela armadura, mas para mergulhar no rio ele teve que se despir.

Conclusão: Se queremos receber a cura de Deus em nossas vidas, precisamos nos libertar de nossos conceitos e preconceitos e obedecer ao que diz a palavra de Deus.

Gerson

Nenhum comentário:

Postar um comentário