30 março 2014

O DEUS QUE LIVRA (Daniel 3.19-30)

- No monte Sinai, Deus escolheu um povo para que fosse seu representante, e Israel foi o povo escolhido o qual Deus fez dele uma nação. São muitas as perguntas em volta desta escolha.
- Porque Deus escolheu este povo, já que eram tão desobedientes? A resposta é simples: Qual povo que não é desobediente?
- Sabemos que a desobediência é um mal existente em todos os povos. O que diferencia o povo de Israel dos outros é que eles são fieis e dedicados. O pacto que Deus tinha com Israel era de fazer esta nação, uma nação de sacerdotes, uma nação totalmente dedicada a servi-lo e testemunha-lo, mas eles fizeram outras escolhas. O resultado desta escolha é uma nação que vive sobre constante ameaça.
- Deus quer se relacionar com o homem e faze-lo um verdadeiro adorador. Deus tem se manifestado no meio dos que o buscam. "Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles" (Mateus 18: 20).
- Em nossos dias a Igreja é um dos locais onde se pode ter um encontro com o Deus todo Poderoso. Estes encontros são agradáveis porque o cenário é todo preparado para que haja perfeita comunhão.
- Mas, o que fazer quando Deus marcar um encontro conosco nos lugares onde nós não gostaríamos de estar?
- O texto celebra a vitória de três homens que tinham o caráter de Deus. Em Daniel 3: 12 o texto diz que tais homens foram constituídos para tratarem assuntos do rei, então estes homens eram de sua confiança.
- Eles foram convocados para trabalhar no palácio do rei. Qual o perfil desses homens? O texto nos da o perfil destes jovens: "Disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, tanto da linhagem real como dos nobres, jovens sem nenhum defeito, de boa aparência, instruídos em toda a sabedoria, doutos em ciência, versados no conhecimento e que fossem competentes para assistirem no palácio do rei e lhes ensinasse a cultura e a língua dos caldeus" (Daniel 1: 3-4).
a- Eram jovens sem nenhum defeito.
b- De boa aparência.
c- Instruídos de toda a sabedoria.
d- Competentes para assistirem no palácio do rei.
- Aqueles jovens não eram um qualquer, mas homens de boa reputação, no entanto o rei não sabia que todo o conhecimento e inteligência daqueles homens eram fruto de sua relação com o Deus. Eles traziam consigo uma herança cultural e religiosa fundamentada em sua comunhão com Deus. "Ora, a estes quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos" (Daniel 1: 17).
- Esta era a grande razão o porquê Daniel, Sadraque, Mesaque e Abdênego faziam parte de um seleto grupo de escravos. Escravos que migram para a condição de administradores do reino. Suas situações eram de muito conforto, mas um dia a sua fé é colocada à prova.
- O rei manda que eles se prostrem e adorem a gigantesca imagem. Eles se recusam a adorar o ídolo e são denunciados ao rei (Daniel 3: 12).
- O rei os interroga e lhes diz: Prostrai-vos e adorai a imagem que fiz; porém, se não a adorardes, sereis, no mesmo instante, lançados na fornalha de fogo ardente. E quem é o deus que vos poderá livrar das minhas mãos? (Daniel 3: 15).
- A resposta dos verdadeiros adoradores do Senhor é direta e sem rodeios: "Responderam Sadraque, Mesaque e Abede-Nego ao rei: Ó Nabucodonosor, quanto a isto não necessitamos de te responder. Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, ele nos livrará da fornalha de fogo ardente e das tuas mãos, ó rei. Se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses, nem adoraremos a imagem de ouro que levantaste" (Daniel 3: 16-18).
- Quais são as lições que estes jovens têm a nos ensinar:

1. ELES PREFEREM ENFRENTAR A MORTE EM VEZ DE ADORAR O ÍDOLO.
- Tudo o que eles teriam que fazer seria dobrar os joelhos para adorar a imagem de ouro e eles salvariam suas vidas e seriam reintegrados às suas posições de poder, honra e status. Apenas um gesto e uma palavra de adoração ao ídolo seria o suficiente para salvá-los. Mas eles se recusaram a fazê-lo.
- A reação seria inevitável: O REI SE SENTIU INSULTADO e ficou furioso mandando que fossem lançados na fornalha de fogo aquecida muito além do normal (Daniel 3: 19).
- O que seria a sua sepultura se tornou a sua redenção. O Deus verdadeiro não somente os livrou, mas estavam caminhando com eles (Daniel 3: 24-25).
- O rei de insultado se colocou espantado e atemorizado. Reconheceu que só o Senhor é Deus. "Então, se chegou Nabucodonosor à porta da fornalha sobremaneira acesa, falou e disse: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego saíram do meio do fogo" (Daniel 3: 26).
- A fornalha, que parecia ser o lugar que daria fim às suas vidas acabou se tornando o lugar onde eles tiveram um encontro com Deus. 

2. DEUS DECIDE LIVRÁ-LOS NA FORNALHA E NÃO DA FORNALHA.
- Entrar na fornalha foi o maior acontecimento da vida daqueles homens porque Deus estava lá. Deus transformou a derrota em vitória. Deus disse a eles o mesmo que está dizendo a você agora: “Eu tenho um encontro marcado com você na fornalha de fogo ardente”. 
- Quantas vezes somos desafiados a entrar na fornalha?
- Quais são as fornalhas que estão diante de nos hoje?
- Fornalha representa o alto preço que temos que pagar para alcançar bênçãos. 
- Fornalha representa as escolhas que temos que fazer entre o certo e o errado.
- Cuidado com as escolhas! Se dobrar aos ídolos parece ser mais fácil, mas o fim é a morte.
- "Ordenou o rei, e foram trazidos aqueles homens que tinham acusado a Daniel, e foram lançados na cova dos leões, eles, seus filhos e suas mulheres; e ainda não tinham chegado ao fundo da cova, e já os leões se apoderaram deles, e lhes esmigalharam todos os ossos" (Daniel 6: 24).

3. DEUS PERMITE QUE ENFRENTEMOS PROVAÇÕES PORQUE ELE TEM ALGO MUITO MELHOR PARA NÓS.
- Às vezes entendemos que Deus é conosco somente quando vivemos uma vida de conforto. Deus esta presente em nossas vidas em todo o momento. É nos momentos difíceis que podemos participar do impossível de Deus. A fornalha é o lugar onde você terá que apresentar a razão de sua fé.

CONCLUSÃO.
- O mal proposto pelo inimigo não prevaleceu sobre as suas vidas.
- Sabem porque?
- Porque eles confiaram em Deus e o próprio Deus veio ao seu encontro. Não tenha medo de ser lançado na fornalha de fogo ardente porque Deus virá ao seu encontro.
- Se você está na fornalha, não se desespere. Você não vê, mas outras pessoas a sua volta estão vendo que você não está sozinho porque Jesus, “o quarto homem da fornalha ardente” está ao seu lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário