13 março 2014

A PÁSCOA

- ORIGEM : A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem através do grego Πάσχα) ; Segundo a Bíblia (Livro do Êxodo), depois de os descendentes de Abraão (Abrão) passarem mais de 400 anos aproximadamente no de servidão no Egito, o povo clamou a Deus que suscitou Moises e o designou como lider do exodo e atravez dele Deus lançou 10 pragas sobre o Egito. Na última delas (Êxodo cap 12), disse Deus que todos os primogênitos Egípcios seriam exterminados, mas os de Israel seriam poupados. Para isso, o povo de Israel deveria imolar um cordeiro, passar o sangue do cordeiro imolado sobre as portas de suas casas, e Deus passaria por elas sem ferir seus primogênitos. Todos os demais primogênitos do Egito foram mortos, inclusive o filho de faraó. Isso causou intenso clamor dentre o povo egípcio, que culminou com a decisão do Faraó de libertar o povo de Israel, dando início ao Êxodo de Israel para a Terra Prometida em 1445 A.C
- A partir daquele momento o povo Hebreu, posteriormente chamados de Judeus, passaria a comemorar a pascoa todos os anos, na primavera, em data aproximada a "Sexta feira santa", obedecendo as ordenaças Divinas para aqule rito.
Porem o sacrificio passou a ser apenas comemorativo, diferente do primeiro no Egito, que foi um sacrificio eficaz.
- Em cada pascoa o povo se reunia segundo sua familia, sacrificavam um cordeiro (que tipificava o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo "JESUS"), tiravam todo o fermento que por ventura tinham em suas casa (fermeto que simbolisava o "PECADO") e comiam ervas amargas para se lembrarem da servidão no Egito e contavam a Historia de como o JEOVÁ livara seus ancestrais da escravidão.
- Assim os Jedeus relembravam sua libertação do egito de gereção em geração.
- Porem o Novo Testamento, afirma explicitamente que as festas Judaicas eram apenas "SOMBRAS" das coisa futuras(CL 2.16,17; HB 10.1).
- LEMBRAR DE CRISTO: Note alguns detalhes da Pascou que nos fazem lembrar de Cristo

1- GRAÇA: Diferente do que fazemos no mundo em que vivemos, Deus nao tirou o povo do Egito por que eles mereciam, mas por que os amou e por ser fiel ao seu concerto com o povo Da mesma cristo Nos traz Salvação, não por que somos merecedores, mas por que nos amou incondicionalmente.

2- LIVRES DA MORTE: O sangue do cordeiro nos umbrais da portas, prefigurava o livramento da morte espiritual, que sangue de Cristo derramado na cruz nos proporciona.

3- CORDEIRO: O cordeiro era um sacrificio que que servia de substituto dos primogenitos, e isto prenunciava o sacrificio de Cristo em lugar daqueles que crerem.
Assim disse João Batista: Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!

4- SEM MÁCULA: O cordeiro para o sacrificio, só seria aceito se nao tivessa mácula, Assim o sacrificio pela humanidade só seria aceito se o cordeiro fosse sem máculas, esse cordeiro foi Cristo Jesus, sem mácula (Sem pecado).

5- FERMENTO: O cordeiro não poderia ser acompanhado por fermento, o fermento deveria ser tirado de casa, o fermento simbolisava o pecado, e assim como os Hebreus deveria se separar do fermento(pecado) assim são aqueles que participam da pascoa em Cristo Jesus, devem se separar do pecado, que separa o homem de Deus.

Subsidios:
A História do coelhinho da Páscoa e dos ovos 

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.

Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.

Porque não comer carne, onde surgiu este costume?

Sabe-se, mais ou menos, que o rito (ou mito) começou lá pelo início do século IV. Nesse período ficou recomendado uma observância de jejum durante a quaresma. 40 dias que antecedem a Páscoa.

Durante os 40 dias, as pessoas teriam que observar jejum durante o dia. Como o pessoal já não se alimentava muito bem nessa época, a tradição não teria dado muito certo. Com o tempo, a duração do jejum foi sendo reduzido até chegar à Semana Santa, apenas. Depois, ficou reduzido somente à Sexta-feira da Paixão, para depois ser reduzido à, somente, não comer carne.

Os católicos afirmam que a Páscoa Judaica passou a ser uma festa cristã quando Jesus a usou para instituir a Santa Ceia. Nós acreditamos que a Santa Ceia substituiu a Páscoa Judaica. A Páscoa Católica proíbe os "fiéis" a comerem carne vermelha na "sexta-feira santa", segundo eles, por dois motivos:

a) Meditar na carne de Cristo e o que ela sofreu na cruz;
b) Não comprar carne e assim permitir que cristãos menos favorecidos possam compra-la.

Porem a Páscoa Judaica era comemorada justamete comendo-se um cordeiro com ervas amargas, que os remetiria a saida de Israel do Egito, no dia em que sacrificaram um cordeiro que teria seu sangue aspergido nos umbrais das portas que impediria que o anjo da morte entra-se em suas casas.

"E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães asmos; com ervas amargosas a comerão. 9 Não comereis dele nada cru, nem cozido em água, senão assado ao fogo; a cabeça com os pés e com a fressura. 10 E nada dele deixareis até pela manhã; mas o que dele ficar até pela manhã, queimareis no fogo." (Êx 12.8-10)"

Nenhum comentário:

Postar um comentário