13 janeiro 2014

COMO SE APROXIMAR DE DEUS (Hebreus 10.22)

1- Coração sincero
– O que é real, em oposição ao artificial. Coração, sede da vontade, o mais profundo da interioridade. 
- Com desejo, vontade. Sem fingimento. Nem curiosidade. 

2- Absoluta certeza de fé 
– “Fé” é palavra chave no livro. Tema do capítulo posterior. 
- E é questão chave na vida cristã: Hb 11.6. Crendo totalmente, sem reservas. “Absoluta” (King James) é inteira, total. Sem vacilação: Jr 29.13. 
- Há muito entretenimento espiritual que causa euforia e boa sensação ao adorador. Mas fé é mais que sentimento e arroubo. 

3- Corações aspergidos para nos purificar 
– A aspersão com sangue selou a aliança entre Deus e o povo: Êx 24.8. Nova aliança: não é o sangue de novilhos, e sim o de Jesus. 
- No AT: purificava cerimonialmente. NT: coração, o centro volitivo da pessoa. Limpar por dentro. Fariseus: limpar o exterior (Mt 23.25). NT: limpar por dentro. 
- O pecado não entra em nós, nem está nas coisas; está dentro de nós: Mt 15.19. Há quem veja demônio em objetos, então os unge com azeite mágico. 
-O mal não nos é externo, mas interno. Limpos por dentro, nas motivações. 

4- Lavado corpo com água pura 
– Alude ao lavar do sacerdote para entrar na presença de Deus. Simbolizava limpar-se do pecado. Profetizado no AT como algo a acontecer na nova aliança: Ez 36.25. 
- Perdão completo. Judaísmo: o perdão tinha prazo de validade. Jesus: para sempre (Hb 9.26). Perdoado uma vez, perdoado para sempre. Consciência de que fomos perdoados. 

CONCLUSÃO
- Quando nos aproximamos somos recebidos. Quando vamos em sua direção ele vem na nossa: Tg 4.8. Um passo é nosso. O resto é dele. Deus, em Jesus, fez tudo para manter comunhão conosco. Devemos nos aproximar dele com confiança. Ele sempre nos receberá


Pr Isaltino

Nenhum comentário:

Postar um comentário