24 junho 2011

TIPOS DE MENTIRAS (Apocalipse 21.8)

- Mentir significa negar o que sabe ser verdade
- É proferir como verdadeiro o que é falso, é induzir alguem ao erro
- Um famoso educador, classificou alguns tipos de mentiras que circulam pelo mundo

1- Mentiras fantásticas - Rm 1.25
- Contos de fadas
- Curas e milagres que não aconteceram

2- Mentiras de imitação
- Contar algo que foi outro que fez

3- Mentiras de exagero
- Deus operou grandes milagres, dizem...
- O Espirito Santo batizou 50 irmãos.. 
- E ai por diante...

4- Mentiras sociais - Gn 3.4
- Diga que não estou
- Não trabalhar hoje porque meu tio morreu...

5- Mentira defensiva - Gn 37.32,33
- A serpente me enganou - Gn 3.13
- Mentiras para se livrar do apuro

6- Mentira antagônica (Contrária, oposto)
- Inventa alguma coisa para se livrar - 2 Re 5.22; Mt 2811-15

7- Mentiras vingativas - Gn 4.9
- Quando não conseguem seus intentos
- Sou eu guardador do meu irmão?

Conclusão:
- O que profere mentiras não escapará - Pv 19.5
- O que profere mentiras perecerá - Pv 19.9
- O diabo é o pai da mentira - Jo 8.44
- Ananias e Safira mentiram e morreram - At 5.8 

Nenhum comentário:

Postar um comentário