25 março 2010

TORRE DE BABEL (Genesis 11: 1-9)

Outra razão para os descendentes de Noé deixarem de completar a torre foi o fato de estarem cheios de orgulho diante de Deus e tentarem colocar-se acima de Deus. O orgulho é contrário à vontade de Deus e nosso pecado sempre tem origem nele. Provérbios 16:18 ensina: "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda". 


Uma torre de Orgulho

1- Desde o início, o motivo da construção da torre contradizia a vontade de Deus. Se eles tinham intenção de construir uma torre naquele local com o propósito de ter uma estreita união entre eles, estavam desafiando diretamente a ordem de Deus, porque após

o dilúvio, Deus lhes ordenara que se multiplicassem, e crescessem em número sobre a face da terra. Gn 8:17. 

2- Se desejassem construir a torre para poder enfrentar um dilúvio futuro, estavam cometendo o pecado de não crer na promessa de Deus. Gn 9:15

3- Se desejassem demonstrar seu poder e honra para a geração seguinte através da torre, esse é claramente um ato de orgulho, colocando a si mesmos acima de Deus e de sua glória. Eles mereciam punição pelos seus atos, e por isso nenhum de seus propósitos foi atingido, mas todos falharam.

4- Portanto, devemos sempre nos resguardar contra o orgulho. Quando nos tornarmos convencidos e nos gabamos de cada pequeno sucesso é certo que a destruição nos sobreviverá. O orgulho sempre traz consigo uma "torre de Babel" e "Babel "sempre causa confusão.

 

Conclusão

Precisamos ser sempre humildes diante de Deus e das outras pessoas. Pois "a soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda". Pv 16: 18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário