03 fevereiro 2010

UMA VISITA A CASA DO GETEU

Todos nós já recebemos visitas boas e desagradáveis, não é verdade? Este homem, porém, recebeu uma visita surpreendente:

Obede-Edom era o nome de um levita, da família que Deus havia escolhido para servi-lO, para oferecer sacrifícios pelo povo, para entrar no santo-dos-santos e estar diante da arca-da-aliança (Dt 10.8).
Este levita era também especialista em certo instrumento musical e numa espécie de música, que lhe valeram o título de geteu (o
Salmo 84 é um exemplo desse tipo de música).

Certa vez, Obede-Edom se viu em uma situação embaraçosa, porque, como era um dos porteiros da arca, foi designado para hospedá-la em sua própria casa:

Por ordem do rei, a arca-da-aliança (ou arca-do-testemunho) estava a caminho de Jerusalém quando tropeçaram os animais que puxavam o carro. Prontamente, Uzá estendeu sua mão para segurá-la e foi fulminado pela presença de Deus.

A arca era um objeto sagrado. Era o símbolo da presença de Deus em Israel e da Sua glória. Deveria ser transportada com cuidado pelos próprios levitas, tribo santificada, sempre afofada com peles de animais e coberta por um pano azul. Diante dela estava permanentemente o shekiná de Deus, por onde Ele falava e guiava o Seu povo (Lv 16.2).

Por causa deste grave incidente no percurso, o rei desistiu de levar a arca-da-aliança para perto de si e despachou-a para a casa do geteu Obede-Edom. Foi assim que o levita recebeu a arca em sua casa durante três meses.

O que aconteceu, então?

O Senhor abençoou grandemente a família e a vida de Obede-Edom que, sabendo o rei da prosperidade na casa de seu servo, com alegria mandou buscar a arca de volta.

A arca-da-aliança, hoje em dia, já não existe. Mas, com certeza, Deus ainda fala e guia o Seu povo que somos nós, através do Espírito Santo (1 Jo 4.13).

Você já se deu conta de estar recebendo em casa a visita do Senhor?
Ou melhor, você realmente tem a sensibilidade para sentir os efeitos deste Ser que, sendo o próprio espírito de Deus, habita dentro do seu corpo?

Veja só, não é brincadeira:

A presença de Deus santifica tudo à sua volta;

A presença de Deus não permite imprudências;

A presença de Deus abençoa toda a casa e

A presença de Deus traz alegria.

Confira esta história em sua Bíblia (2 Sm 6.6-12) e lembre-se: Fazendo parte da aliança com Deus você já O recebeu e poderá ser tão abençoado quanto a casa do geteu Obede-Edom, se buscar viver na plenitude do Espirito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário